jul 10, 2016 Air Antunes Angatuba 0
Como já foi noticiado semanas atrás, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC/SP) deu parecer desfavorável às contas do exercício de 2014 da prefeitura de Angatuba. Os motivos levados as conseqüências deste parecer são inúmeros, mas um deles é referente ao setor da Educação municipal.
Os aspectos relacionados à Educação que levaram o TC/SP ao parecer desfavorável são os seguintes: nem todos os professores da Educação Básica dispõem de formação superior específica; os conselhos municipais de educação e de alimentação escolar não vêm cumprindo as atribuições de suas competências; por último, o município não vem atingindo as notas previstas no Ideb ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Acerca também da educação, o TC/SP contraria afirmações efusivas e politiqueiras do prefeito Carlos Augusto Calá Turelli (PSDB) quando cita “méritos” da educação nas suas falas e até em out-dorr como o fez tempos atrás. As mentiras em torno da qualidade do ensino de Angatuba até podem impressionar algum munícipe desavisado mas jamais resiste às avaliações do Tribunal de Contas do Estado.
Sobre o Ideb, a avaliação mais específica do TC/SP tem a ver com os resultados da 8ª série (9º ano). Conforme mostra o quadro que segue embaixo o resultado anunciado em 2009 foi o único que superou as metas projetadas. Vale lembrar que os resultados de 2009 somavam também a performance de 2008, o último ano da gestão do prefeito José Emílio Carlos Lisboa. Os resultados do Ideb são anunciados de dois em dois anos.
RESULTADOS 8ªSÉRIE (9º ANO) REDE MUNICIPAL
Sobre o Ideb
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
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