abr 12, 2016 Air Antunes Região 0
A cultura no âmbito do poder público é, às vezes, confundida com o mero lazer, simplesmente. Nem todo lazer é cultura e, ao contrário do que afirmam alguns incultos, não é verba cultural que viabiliza , por exemplo, festas do peão, shows de sertanejos universitários, ou similares. A cultura é, em síntese, aquilo que propícia ao cidadão, além do lazer, o conhecimento mais apurado, E é a cultura, no seu sentido exato, que alguns municípios da região vem promovendo, vem intensificando. A música dos bons gêneros, a literatura, o cinema, o teatro, o circo, tudo isso vem sendo possibilitado por secretarias, coordenadorias, do setor, em cidades vizinhas.
O município de Paranapanema, que tempos atrás chegou a usar a suntuosa câmara de vereadores para exibição de filmes, agora reedita a “Sétima Arte” apresentando o Cinema Intinerante Nacional , o Cinema na Escola, do Projeto Cinecidade, algo idêntico ao Cinema no Bairro, projeto que existiu em Angatuba entre 2005 e 2008, através da Coordenadoria da Cultura. A iniciativa propiciada pelo circuito cultural da CPFL Energia e Secretaria de Estado da Cultur é apresentada nas escolas, e utiliza energia solar para acionar o projetor. No município a coordenação é da Secretaria da Educação em parceria com a Cultura.
Em Itaraté, a CIAVIP Produções Culturais apresenta neste 14 de abril a peça teatral infantil “Cadê o amor que estava aqui?” O evento é uma produção do Instituto CCR.
Ainda, em Itararé, no dia 27 de abril, acontece a Oficina do Ponto MIS- “Fotografia Artística”. A oficina ocorre no teatro Sylvio Machado e é uma oportunidade a todos os itarareenses que queiram aprender ou se aperfeiçoar na arte fotográfica.
A exemplo de Itapetininga e Itapeva, Itararé sediou o Circuito Sesc de Artes, evento que levou a estes municípios atividades da literatura, do cinema, do teatro, do circo e da música. Na música a atração foi o cantor e compositor Gabriel, O Pensador, ele que sempre dá o tom satírico e crítico ao estilo das elites em suas músicas.
O Circuito Sesc de Artes, na região, ocorreu em Itapetininga, na sexta-feira, 8 de abril;em Itapeva, no sábado. Em Itararé ocorreu no dia 30 de março.
Nesta empreitada cultural da região, entre outras inúmeras atividades do setor que valem outra matéria, destaque para Itapeva, que recebeu do Ministério da Cultura verba no valor de R$ 1.650.000,00, para a construção de um centro de lazer e cultura.
happy wheelsout 15, 2023 0
mar 27, 2023 0
mar 25, 2023 0
jan 20, 2023 0