Sintonia com a Verdade!

NOTÍCIAS

  • Hinos estaduais propagam racismo contra negros e índios
  • 17 de agosto na música
  • Partido Republicanos considera traição a adesão de Maceninho ao PSDB
  • Eleito presidente da Câmara, Maceninho assume prefeitura de Angatuba
  • Novas eleições municipais para prefeito e vice em 7 de março de 2021
  • Home
  • Artigos
  • Angatuba
  • Ilustrada
    • GALERIA DE FOTOS
    • Efeméride Musical
  • Nacional
  • Concursos/ Empregos
  • EDUCAÇÃO
  • Politica
  • Região
  • Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Google+
    • Pinterest
    • RSS Feed
    • Linked
    • Youtube

Prefeito de Angatuba critica cidadãos em seus direitos e delira sobre a fábula dos “100 melhores municípios”

mar 06, 2016 Air Antunes Angatuba 12


O prefeito de Angatuba, Carlos Augusto Calá Turelli (PSDB), é mais um dos adeptos a espetáculos midiáticos. Como se sabe agora ele usa o Facebook para dar sua mensagem à população, pelo menos para aquela parcela que tem perfil na rede social e que não o tem bloqueado. Algumas pessoas observam nesta iniciativa do chefe do executivo local o sintoma de medo perante à oposição e, de certa forma, pode até ocorrer tal sentimento  afinal de contas é justamente ao lado dos oposicionistas que se encontra uma legião de abnegados  que não aspira cargo público, que ao menos é filiada a partido, mas que vislumbra na política o meio de melhorar a vida do cidadão, daquele que com o suor de seu trabalho paga religiosamente seus impostos. Política, definitivamente, não é para enriquecer grupo político algum. O prefeito, na sua fala “feiceboquiana”, abasteceu seu delírio sobre a fábula que introduz  Angatuba entre “os 100 melhores municípios do país”, uma piada, naturalmente.

Charge da Folha de São Paulo de matéria sobre prêmios fajutos de "melhores prefeitos"

Charge da Folha de São Paulo de matéria sobre prêmios fajutos de “melhores prefeitos”

A citação de Calá foi acrescentada à sua infeliz crítica contra o grupo de cidadãos imbuído de todo o direito de ir até uma pedreira para constatar eventual irregularidade praticada pela prefeitura. Uma infelicidade dupla.  Em primeiro lugar, as pessoas que foram até lá são decentes, são defensoras do meio ambiente e, porque, em segundo lugar, qualquer cidadão tem o direito de fiscalizar a administração pública e tudo aquilo que ela se propõe a fazer.

Sobre a fábula “Angatuba um dos 100 melhores do país”, é bom explicar o que realmente ocorreu. No início da primeira gestão de Calá apareceu um instituto oportunista, desqualificado,  para classificar o desenvolvimento de municípios, cobrou um valor, R$ 15 mil talvez, para que a prefeitura recebesse uma placa identificando o município como um dos 100 melhores do país. Aliás, isso ocorreu em duas ocasiões (as que envolveram Angatuba) e com cerimônias glamurosas  para a entrega das placas, uma em Brasília e outra no Rio de Janeiro.  Este tipo de premiação tem se avolumado.

Reportagens do jornal  Folha de São Paulo denunciaram as fraudes praticadas por institutos desonestos, eventualizadores de crimes que lesam o município tanto no valor financeiro, quanto para iludir o povo sobre algo que não existe. As reportagens da Folha, para dar dimensão do absurdo, citou alguns exemplos introduzidos nesta fábula, como uma cidade de Pernambuco  que não tinha sequer saneamento básico, também como de outra de Mato Grosso que não tinha 100 metros de ruas pavimentadas, e assim outras com sérios problemas no setor da saúde (sem hospitais, sem médicos, sem remédios), com enormes índices de analfabetismo e mortalidade infantil.

Índices de qualidade de vida, de desenvolvimento dos municípios,  representam algo sério e requerem a avaliação de organismos do status da Organização das Nações Unidas (ONU), que adotou o  IDH (Índice de Desenvolvimento Humano); da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que idealizou o Índice Firjan. Existem várias  outras instituições especializadas, como fundações universitárias, o Governo Federal, governos estaduais, mas nunca institutos clandestinos e oportunistas cujas sedes devem ficar  em algum salãozinho nas “bocas do lixo” da vida, vizinhando com “compradores de ouro” e “olhadeiras de sorte” .

Apenas para situar o desenvolvimento de Angatuba de acordo o avaliado por índices responsáveis, basta lembrar que o município tem o ranking 1.331º no IDH, no plano nacional (o país tem 5.570 municípios) e 476º no plano estadual (o estado de São Paulo tem 645 municípios).

No Índice Firjan de Gestão Fiscal, anunciado em 18 de junho de 2015, Angatuba foi classificada, no país, em 1993º, perdendo por  exemplo, citando municípios mais próximos, para Paranapanema, Capão Bonito, Buri, Itapetininga, Alambari e São Miguel Arcanjo. O Índice Firjan classificou a administração municipal de Angatuba como “Gestão em Dificuldade”.

Outro índice que não orgulha o angatubense é o IDSus (Indicadores do Índice de Desempenho do SUS), que é anunciado de três em três anos (em 2016 deve sair novo anúncio). Em 2012, a saúde de Angatuba despencou, teve a nota 6,01, quando a meta do Ministério da Saúde vai a partir da nota mínima 7,00. No IDSus, Angatuba perdeu para municípios como Apiaí, Barra do Chapéu, Barão de Antonina, Bom Sucesso de Itararé, Iporanga e Itaóca.

Índices à parte, o prefeito Calá deveria saber que não importa o quanto o município está classificado, mas sim o quanto ele pode avançar e governar com seriedade, administrar com responsabilidade o dinheiro público. Angatuba, obviamente, jamais teve índices tais como de municípios do Vale do Paraíba, do norte do Estado, da região de Campinas, do centro-oeste paulista. A região de Angatuba  até pouco tempo atrás era apelidada de “Ramal da Fome”, de “Somália Brasileira”,  no entanto, em gestões anteriores houve um trabalho sério, responsável, que melhoraram as condições do angatubense, que projetou o município na  saúde, no meio ambiente, na educação, na cultura, performances que a atual administração, infelizmente,  as retrocedeu para o status de calamidade pública, que isso fique bem claro.

happy wheels
  • tweet
Oposição é o nome das crises 3 de janeiro na música

Air Antunes

Mais nesta categoria
  • Partido Republicanos considera traição a adesão de Maceninho ao PSDB
    Partido Republicanos considera...

    jan 01, 2021 0

  • Eleito presidente da Câmara, Maceninho assume prefeitura de Angatuba
    Eleito presidente da Câmara, Maceninho...

    jan 01, 2021 0

  • Novas eleições municipais para prefeito e vice em 7 de março de 2021
    Novas eleições municipais para...

    dez 20, 2020 0

  • 104 candidatos a vereador disputarão as eleições em Angatuba
    104 candidatos a vereador disputarão...

    out 20, 2020 0


12 thoughts on “Prefeito de Angatuba critica cidadãos em seus direitos e delira sobre a fábula dos “100 melhores municípios””

  1. Mauro Maurício 11 de março de 2016 at 3:29 am

    Pedrão, procure saber como vivem algumas famílias na Vila Ribeiro e no CDHU perto so Asilo, por exemplo, tenho familiares lá e sei a situação, procure saber também sobre os moradores que pagam aluguel, muitos com famílias sobrevivendo com um único salário e esperando as casinhas que o prefeito prometeu e engana a população desde 2009 e inclusive já usou a situação para ganhar votos, procure saber também a posição de Angatuba como munícipio Verde, ande pelas ruas, principalmente a José Franco Araújo, que desce o semáforo em direção ao Fórum e algumas da vila nova e contemple o resultado do cata treco tão enfatizado pelo prefeito, bom vou parar por aqui por que não sei se você vai ter tempo para ver a veracidade dessas informações, nota se que você deve ser uma pessoa ocupada, ou então só terá tempo depois da festa da elite Angatubense, mas procure se informar, ficou feio isso.

    Reply ↓
  2. Air Antunes 9 de março de 2016 at 10:49 am

    A propósito, senhor Pedraõ, Angatuba está retornando ao status de “Ramal de Fome”…

    Reply ↓
  3. Air Antunes 9 de março de 2016 at 10:48 am

    Senhor “Pedrão”, o senhor é mesmo um grande intelectual, uma sumidade, um expert em discernimento, fico orgulhoso de participar de minha página, é uma pena que V.Sa. não cite seu nome verdadeiro! Passar bem!

    Reply ↓
  4. Pedrão 9 de março de 2016 at 8:40 am

    O prefeito não criticou ninguém!
    Ele apenas citou alguns nomes da oposição que estavam atrapalhando a retirada das pedras de um local e também atrapalhando o trabalho contra a dengue, aliás essa mesma pedreira já foi explorada outras vezes nos tempos do Quirino e Emílio e nunca ninguém falou nada contra por que será?, e outra coisa pedras tem em todo lugar, estamos vivendo uma crise econômica e politica no país, nunca tivemos tanta corrupção escancarada, agências rebaixando o Brasil como mal pagador, e ainda assim Angatuba se mantém como uma ótima cidade para se viver, deviam era dar graças por isso.
    Você cita em seu desabafo”A região de Angatuba até pouco tempo atrás era apelidada de Ramal da Fome”, aí mesmo diz que “era” apelidada de ramal da fome, se era então isso é passado, não é mais!

    Reply ↓
  5. lucio lara 9 de março de 2016 at 2:10 am

    um prefeito que so arrumava briga no Cran e outras festas da cidade,que foi proibido de entrar na lanchonete do mingo por brigas,isso nao é nenhuma novidade.nao tem argumentos faz b.o é fraco demais.

    Reply ↓
  6. Edinéia Lopes 7 de março de 2016 at 6:43 pm

    Estive comentando com uns colegas na escola dessa fala que o prefeito está divulgando e um meu colega citou Martin Luther King, dizendo que encaixava muito bem por tudo que nós estamos passando aqui com essa administração. É esse o pensamento; NÃO ME PREOCUPA O GRITO DOS VIOLENTOS, DOS CORRUPTOS, DOS DESONESTOS, DOS SEM ÉTICA. O QUE MAIS ME PREOCUPA É O SILÊNCIO DOS BONS.Então vamos fazer a nossa parte, não ter medo de falar a verdade, de denunciar,.

    Reply ↓
  7. Edinéia Lopes 7 de março de 2016 at 6:43 pm

    Estive comentando com uns colegas na escola dessa fala que o prefeito está divulgando e um meu colega citou Martin Luther King, dizendo que encaixava muito bem por tudo que nós estamos passando aqui com essa administração. É esse o pensamento; NÃO ME PREOCUPA O GRITO DOS VIOLENTOS, DOS CORRUPTOS, DOS DESONESTOS, DOS SEM ÉTICA. O QUE MAIS ME PREOCUPA É O SILÊNCIO DOS BONS.Então vamos fazer a nossa parte, não ter medo de falar a verdade, de denunciar,.

    Reply ↓
  8. Samuel lopes 7 de março de 2016 at 6:16 pm

    quanto $$$$$$$ que o prefeito vai pagar para o Dé sair candidato para atrapalhar a oposiçao?queremos explicaçao

    Reply ↓
  9. Virna Gutierrez Sahn 7 de março de 2016 at 11:29 am

    Olá, Air, conheço bem esta história. No sul não é diferente. Bjs.

    http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/prefeitos-usam-verbas-publicas-para-comprar-premio-entregue-em-resort-140021.html

    Reply ↓
  10. FRANCISCO JOSÉ 7 de março de 2016 at 2:11 am

    Há algo de PODRE no REINO de ANGATUBA. Que tristeza:,fede mentiras,fede calúnias, fede corrupção, fede desmando, fede enganação, fede promessas, fede ineficiência administrativa, fede …fede…fede.

    Reply ↓
  11. Vaninho 7 de março de 2016 at 1:53 am

    Propaganda enganosa!

    Chega a dor nojo ver os vídeos do prefeito proferindo suas mentiras e acusações infundadas, e os puxa sacos mortos de fome que não querem dar o gostinho compartilhando e elogiando esse circo.
    Angatuba está longe de ser exemplo, há pouco mais de duas semanas do cata-treco ainda é possivel ver lixo nas ruas acumulando água, teve lugares que deixaram parte o lixo, e também a situação sa saúde, pelo que verifiquei está faltando remédio controlado para pessoas com problemas psicológicos, e que não podem ficar sem.
    Enquanto isso gente que não tem onde cair morto e fica filando pinga em bares da cidade,e se preparando comprando botas, calças, camisas xadrezadas e fivelas para embelezar o”espetáculo” dessa gente, a corja dos puxa sacos.

    Reply ↓
  12. Liliane 6 de março de 2016 at 2:15 pm

    Ainda bem que nem todo mundo tem Facebook,apenas alguns puxa sacos e fekes que vivem aplaudindo tudo que ele fala.

    Reply ↓

Opine! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2014 - Onda 21