jun 21, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
NELSON GONÇALVES-Nélson Gonçalves, nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral, cantor e compositor brasileiro. Terceiro maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de cópias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões e Tonico & Tinoco com aproximadamente 150 milhões. Seu maior sucesso foi a canção “A volta do boêmio”. Nasceu no interior do Rio Grande do Sul, mas mudou-se com os seus pais, portugueses de Lisboa, para São Paulo, no bairro do Brás. Quando criança, era levado para praças e feiras pelo seu pai, que precisava sustentar a família, e para isso, além de fazer outros serviços, fingia-se de cego e tocava violino, enquanto Nelson cantava, agradando os transeuntes e ganhando gorjetas. Sua família era muito humilde e por isto, Nelson teve que abandonar os estudos no início de sua adolescência, para ajudar o pai a sustentar o lar. Foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro. Querendo ganhar mais dinheiro e seguir uma profissão, se inscreveu em concursos de luta e venceu, tornando-se lutador de boxe na categoria peso-médio, recebendo, aos dezesseis anos de idade, o título de campeão paulista de luta. Após o prêmio, só ficou mais um ano lutando, pois queria investir em seu sonho de infância: Ser artista. Fm 1941, conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público. Passou a crooner do Cassino Copacabana (do Hotel Copacabana Palace) e assinou contrato com a Rádio Mayrink Veiga, iniciando uma carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50, da escola dos grandes, discípulo de Orlando Silva e Francisco Alves. Nasceu em Santana do Livramento/RS em 21 de junho de 1919, morreu no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1998.
JOHANN CHRISTOPH FRIEDRICH BACH-Johann Christoph Friedrich Bach, compositor alemão. Nono filho de Johann Sebastian Bach, fruto de seu segundo casamento com Anna Magdalena Wilcke, Johann Christoph Friedrich nasceu em Lípsia, Alemanha, e ficou conhecido como o Bach de Buckeburgo. Não deve ser confundido com o primo de seu pai Johann Christoph Bach. Foi educado em Thomasschule, escola em Lípsia, e iniciado na música por seu pai e pelo primo distante Johann Elias Bach. Acredita-se que ele tenha estudado direito na Universidade de Lípsia, porém não há confirmação. Em 1750 foi nomeado, pelo Conde Wilhelm de Schaumburg-Lippe, cravista de Buckeburgo e em 1759, spalla. Em Buckeburgo, Johann Christoph Friedrich teve a colaboração de Johann Gottfried Herder, que escreveu os textos, na elaboração de quatro obras vocais. Johann Christoph Friedrich compôs sonatas para cravo, sinfonias, oratórios, corais litúrgicos, motetos, óperas e canções diversas. Devido à predileção do Conde Wilhelm pela música italiana, Bach se viu forçado a adaptar-se; ainda assim reteve traços estilísticos de seu pai e de seu irmão Carl Philipp Emanuel Bach. Em 1755, casou com a cantora Lúcia Isabel Munchhusen (1728 – 1803) e o Conde Wilhelm batizou seu filho Wilhelm Friedrich Ernst Bach. Johann Christoph Friedrich iniciou seu filho em música assim como seu pai já havia feito consigo. Mais tarde, Wilhelm Friedrich Ernst tornou-se diretor musical de Frederico Guilherme II da Prússia. Em 1778, acompanhado do Conde Wilhelm, viajou à Inglaterra para visitar seu irmão caçula Johann Christian Bach. Em 26 Janeiro de 1795, Johann Christoph Friedrich faleceu em Buckeburgo. Seu corpo foi enterrado em 31 de Janeiro no cemitério de Jetenburger, onde também jaz sua viúva Lucia Isabel desde 1803. A décima primeira edição da Encyclopædia Britannica menciona que “…ele foi um compositor prolífico, …cujo trabalho honra o nome da família.”. Foi também um notável virtuoso no teclado com um vasto repertório de obras que sobreviveram, incluindo 20 sinfonias, as últimas das quais influenciadas por Haydn e Mozart. Difícil também encontrar um gênero vocal negligenciado por ele. Lamentavelmente, uma parte significativa de sua obra foi perdida na Segunda Guerra Mundial, quando da destruição do Staatliches Institut für Musikforschung, em Berlim, onde as partituras estavam guardadas desde 1917. Nasceu em Lípsia em 21 de junho de 1732 e morreu em Buckburgo em 26 de janeiro de 1795.
NIKOLAY RIMSKY-KORSAKOV – Nikolay Andreyevich Rimsky-Korsakov, militar, professor, e compositor russo. Um mestre em orquestração. A sua mais conhecida composição orquestral Capriccio Espagnol, e a suíte sinfônica Scheherazade são considerados básicos do repertório de música clássica. Foi membro nacionalista do Grupo dos Cinco, juntamente com Mily Balakirev, Aleksandr Borodin, César Cui e Modest Mussorgsky.Rimsky-Korsakov foi um compositor prolífico. Seus maiores êxitos foram obtidos junto às óperas – foram quinze no total, incluindo Kashchei, o imortal e O conto do czar Saltan. Os motivos das óperas são os mais diversos: de melodramas históricos como A noiva do czar a temas folclóricos como Noite de maio e lendas como A donzela de neve. Os mais conhecidos excertos no Ocidente são a Procissão dos Nobres de Mlada, Canção da Índia de Sadko e O vôo do besouro de Czar Saltan, assim como as suítes de O galo de ouro e A lenda da cidade invisível de Kitezh. Não obstante, a fama de Rimsky-Korsakov no Ocidente foi conquistada com suas composições orquestrais, principalmente o Capricho Espanhol, a abertura A grande Páscoa russa e a suíte sinfônica Scheherazade. Suas outras composições incluem dezenas de canções, arranjos de músicas folclóricas, música de câmara e piano e obras corais.Nasceu em 18 de março de 1844, morreu em Lvubensk em 21 de junho de 1908.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0