mar 04, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
VIVALDI– Antonio Lucio Vivaldi, grande compositor e músico italiano do estilo barroco tardio. Tinha a alcunha de il prete rosso (“o padre ruivo”) por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos.1 Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É sobretudo conhecido popularmente como autor da série de concertos para violino e orquestra Le quattro stagioni (“As Quatro Estações”).Vivaldi foi realmente um compositor prolífico e a sua fama deve-se sobretudo à composição das seguintes obras:2 Concertos: Há divergências sobre o número exato de concertos compostos por Vivaldi. Algumas publicações contam 550 concertos compostos por ele.1 Em outras publicações, citam-se 477 concertos e outros ainda 456.2 Seus concertos mais conhecidos e divulgados são Le quattro stagioni (As quatro estações). Menos conhecido é o fato de a maior parte do seu repertório ter sido descoberto apenas na primeira metade do século 20 em Turim e Génova, mas publicado na segunda metade. A música de Vivaldi é particularmente inovadora, quebrando com a tradição consolidada em esquemas; deu brilho à estrutura formal e rítmica do concerto, repetidamente procurando contrastes harmónicos, inventando melodias e trechos originais. Ademais, Vivaldi era francamente capaz de compor música não-acadêmica, apreciada supostamente pelo público geral, e não só por uma minoria intelectual. A alegre aparência dos seus trabalhos revela uma alegria de compor. Estas estão entre as razões da vasta popularidade da sua música. Esta popularidade rapidamente o tornou famoso em países como a França, na altura muito fechada nos seu valores nacionais. A música de Vivaldi, juntamente com a de Mozart, Tchaikovsky, Corelli e Bach foi incluída nas teorias de Alfred Tomatis sobre os efeitos da música no comportamento humano, e usada em terapia musical. Nasceu em Veneza em 4 de março de 1678, morreu em Viena em 28 de julho de 1741.
ADEMILDE FONSECA- Ademilde Fonseca, cantora cujas interpretações a consagraram como a maior intérprete do choro cantado, sendo considerada a “Rainha do choro” . Trabalhou por mais de dez anos na TV Tupi e seus discos renderam mais de meio milhão de cópias. Além de fazer sucesso em terras nacionais, regravou grandes sucessos internacionais e se apresentou em outros países . Nasceu em 4 de março de 1921 e morreu em março de 2012. Nasceu em São Gonçalo do Amarante em 4 de março de 1921, morreu no Rio de Janeiro em 27 de março de 2012.
INEZITA BARROSO– A cantora Inezita Barroso, nome artístico de Ignez Magdalena Aranha de Limarço é também atriz, instrumentista, folclorista, professora, doutora Honoris Causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa e apresentadora de rádio e televisão brasileira, atuando também em shows, discos, cinema, teatro e produzindo espetáculos musicais de renome nacional e internacional. Adotou o sobrenome Barroso ao se casar, em 1947, aos 22 anos, com o advogado cearense Adolfo Cabral Barroso.Nascida numa família aristocrática e apaixonada pela cultura e, principalmente, pela música brasileira, Inezita começou a cantar e tocar violão e viola desde pequena, com sete anos. Estudiosa, matriculou-se no conservatório e aprendeu piano. Formou-se em biblioteconomia pela USP, antes de se tornar cantora profissional, em 1953. Inezita Barroso nasceu em São Paulo em 4 de março de 1925.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0