mar 09, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
LUCINHA LINS– Lúcia Maria Werner Vianna de Carvalho Lins, conhecida como Lucinha Lins, atriz e cantora começou a cantar na adolescência quando conheceu o cantor e compositor Ivan Lins. No começo dos anos 70, já casada com Ivan Lins, Lucinha participou dos shows do cantor como vocalista e percussionista. Paralelamente, Lucinha Lins cantou em festivais de música brasileira e começou a gravar jingles. Vieram, então, os comerciais de televisão, que acabaram por revelar o belo rosto escondido atrás daquela bela voz.Como cantora, venceu o Festival MPB Shell 81 com a canção “Purpurina”. Também imortalizou a canção “Narizinho” no seriado Sítio do Pica-Pau Amarelo na versão de 1977. Meses depois de ganhar o festival de 1981 e receber uma estrondosa vaia do público presente à final do festival no Maracanãzinho, o qual preferia a segunda colocada, “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, Lucinha Lins estreava o espetáculo “Sempre, Sempre Mais”, ao lado de Cláudio Tovar, com quem viria a se casar, com enorme sucesso. O musical ficou dois anos em cartaz. Lucinha Lins foi eleita a musa do verão carioca e estava em todos os lugares: na capa da revista Veja, nos programas de televisão, nos discos e no cinema, com o filme Saltimbancos Trapalhões, sucesso absoluto de bilheteria.Depois de vinte anos sem gravar um disco solo, participando apenas de trilhas sonoras e de discos de outros intérpretes, Lucinha Lins regressou ao mundo fonográfico com um songbook inteiramente dedicado à compositora brasileira Sueli Costa. O disco foi lançado em novembro de 2002, pela Biscoito Fino. Nele, Lucinha interpreta 17 músicas com letras dos parceiros Abel Silva, Capinam, Aldir Blanc, Vitor Martins, Ana Terra, Cacaso, Paulo César Pinheiro e Tite de Lemos. A produção é de Zé Luiz Mazzioti. Lucinha Lins nasceu no Rio de Janeiro de 1953.
MICHAEL SULLIVAN– O pernambucano Ivanilton de Souza Lima, popularmente conhecido como Michael Sullivan, cantor, compositor e produtor musica, começou cantando na noite de Recife com quatorze anos de idade e de lá para cá tornou-se um dos nomes mais populares da música no Brasil. Iniciou sua carreira de cantor, nos programas da emissora “Você faz o Show”, Noite de Black Tie e Bossa , se consagrando desde então como revelação pernambucana. No Rio de Janeiro conheceu Hyldon (com quem compôs sua primeira música em 1968), Pial (guitarrista que trabalhou com Tim Maia) e Tinho (saxofonista e arranjador que trabalhou com Tim Maia e um dos fundadores da banda Vitória Régia). Formaram então o grupo Os Nucleares que conheceu a sua primeira gravação no ano 1969 em vinil pela RCA. Travou conhecimento com Cassiano e Tim Maia, com quem aprendeu a tocar violão. Gravou a primeira composição de sucesso da dupla Sullivan e Massadas “Me dê Motivo”. Aos dezenove anos integrou o grupo Os Selvagens, e aos 21 anos, o grupo Renato e Seus Blue Caps como cantor e guitarrista. Sua passagem por essa banda resultou em seis discos de ouro, cuja vendagem chegou a mais de 1.000.000 de discos. Ainda no Renato e seus Blues Caps, Michael Sullivan iniciou sua carreira solo com a música “My Life” (sua segunda composição), que fez parte da trilha sonora da novela “O Casarão”, da Rede Globo. O compacto My Life tornou-se para o mercado fonográfico um dos mais vendidos no país, superando a marca de 1.000.000 de cópias, o que equivalia a um disco de Diamante. Em 1978, fez o LP pela Capitol “Um mundo Melhor Pro Meu Filho”, e em 1979, o LP Michael Sullivan pela K-Tel. Michael Sullivan nasceu em Recife/PE em 9 de março de 1950.
ORNETTE COLEMAN- Saxofonista e compositor de jazz,no, Ornete Coleman é um dos grandes inovadores do movimento do Free-jazz dos anos 50 e 60. Em 9 de julho de 2009 recebeu o prestigiado Miles Davis Award. Embora seja hoje um venerável ancião do jazz, Coleman continua a tocar regularmente e, muitas vezes, fazendo associações inesperadas com músicos jovens ou de culturas radicalmente diferentes. Muitas das suas composições tornaram-se standards e são bastante ouvidas e tocadas. Pianistas como Paul Bley e Paul Plimley utilizam-nas. John Zorn gravou um álbum de Thrash metal chamado Spy Vs Spy (1989) com versões de músicas de Ornette Coleman e até o violinista de música country, Richard Greene utiliza temas de Coleman. Ornette Coleman influenciou virtualmente todos os saxofonistas e músicos de jazz da geração seguinte que admiram o seu esforço de descobrir, não só a forma do jazz, mas de toda a música que está para vir. A 11 de Fevereiro de 2007 recebeu o Prémio Grammy pelo conjunto da sua carreira. Ornette Coleman nasceu em Fort Worth, Texas, em 9 de março de 1930.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0