maio 20, 2020 Air Antunes Artigos 0
LUCAS RAVACCI
Servir abnegadamente, elaborar estudos, colocar-se no lugar do outro , tomar decisões firmes e realizar grandes mudanças. Estas são algumas qualidades e ações que foram praticadas pela insígne enfermeira , estatística, escritora e educadora humanitária, Florence Nightingale.
De família nobre, da Inglaterra do século XIX, Nightingale sempre fora uma mulher à frente de seu tempo, abandonando os requintes da vida aristocrática para dedicar-se aos estudos, à ciência e, sobretudo, à prática de ações de enfermagem que revolucionaram a área, modernizando-a e padronizando-a, tendo assim, escrito seu nome da história através da coragem e determinação desempenhadas.
Nigthingale teve seu maior reconhecimento na recuperação de um número expressivo de feridos em sua atuação nos hospitais de campanha da guerra da Criméia, em 1854. Seus vastos conhecimentos sobre matemática, saúde, religião e filosofia, adquiridos através de sua educação aristocrática e ao contato com as Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, lhes foram muito úteis na criação e estruturação de estratégias de saúde presentes ainda hoje na enfermagem. Ficou imortalizada com o cognome “a dama da lâmpada” por sua prática humana e incansável de percorrer os leitos dos pacientes no período noturno para acompanhamento ambulatorial, com uma lâmpada de querosene nas mãos, objeto utilizado na época.
Neste dia 12 de maio de 2020 celebramos os 200 anos do nascimento de Florence Nightingale e fazemos uma memória especial de sua pessoa e uma reconhecida homenagem ao seu legado deixado para a enfermagem moderna mundial, da qual foi pioneira, reformadora e heroína.
Homenagear à Florence Nightingale hoje equivale a homenagear a cada um dos valiosos profissionais de enfermagem que vêm se dedicando ao máximo no enfrentamento dessa pandemia do Covid-19. Cada profissional , assim como a “grande dama da lâmpada”, é incansável em suas atividades profissionais e técnicas, sem deixar de lado a humanidade, a ternura, à atenção fraterna e porque não dizer, o amor. Digno e nobre estender esta homenagem aos tantos profissionais de enfermagem que partiram para outro plano, acometidos por esta doença tão letal.
Cada profissional de enfermagem, que vem colocando em prática seu juramento sagrado, cumpre rigorosamente o que sua patronesse expressa, brilhantemente, neste trecho: “Estou convencida de que os maiores heróis são aqueles que fazem o seu dever na rotina diária de assuntos domésticos, enquanto o mundo gira de forma enlouquecedora”. Florence Nightingale).
Nosso reconhecimento, admiração, votos de saúde e melhores cumprimentos. Parabéns profissionais de enfermagem!.
Lucas Ravacci, Assistente Social; especialista em Gestão Social: Políticas Públicas, Território, Redes e Defesa de Direitos; Coordenador do Centro de Referência de Assistência Social “Marina Raquel Caron de Campos” ;Professor Especialista da Faculdade Anhanguera de Itapetininga/SP
happy wheels
nov 12, 2023 0
out 12, 2023 0
jul 06, 2023 0
maio 31, 2023 0