abr 18, 2016 Air Antunes Angatuba 2
A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De maneira quase onipresente, ela está no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta. Além de matar a sede, a água está nos alimentos, nas roupas, nos carros e na revista que está nas suas mãos , se você está lendo a reportagem em seu tablet, saiba também que muita água foi usada na fabricação do aparelho. Mas o recurso mais fundamental para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento. Estima-se que cerca de 40% da população global viva hoje sob a situação de estresse hídrico. Essas pessoas habitam regiões onde a oferta anual é inferior a 1 700 metros cúbicos de água por habitante, limite mínimo considerado seguro pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse caso, a falta de água é frequente, e, para piorar, a perspectiva para o futuro é de maior escassez. De acordo com estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, com sede em Washington, até 2050 um total de 4,8 bilhões de pessoas estará em situação de estresse hídrico. Além de problemas para o consumo humano, esse cenário, caso se confirme, colocará em xeque safras agrícolas e a produção industrial, uma vez que a água e o crescimento econômico caminham juntos. A seca que atingiu os Estados Unidos em verão passado , a mais severa e mais longa dos últimos 25 anos, é uma espécie de prévia disso. A falta de chuvas engoliu 0,2 ponto do crescimento da economia americana no segundo trimestre deste ano.
Angatuba, um município em que a água vem sendo pauta importante quando se discute os problemas do município, não está ausente da questão. Problemas como o abastecimento, erradicações de nascentes, entre outros da natureza aqüífera, foram debatidos por lideranças locais em seus aspectos técnicos e políticos. Em uma mesa redonda sobre o assunto participaram a presidente do diretório municipal do PV, Rose Hergessel; o representante e um dos fundadores da Associação Verde de Angatuba (PV), professor César Ribeiro e o presidente do diretório municipal do PRB, Antônio Nogueira Terra, o Toninho Terra. Também tomou parte da mesa, Pedro Gomes de Souza, professor de inglês que mora em Angatuba faz pouco tempo e que sempre está atento aos acontecimentos de interesse público do município.
O debate foi realizado em março por ocasião do Dia Mundial da Água para um novo projeto de comunicação, uma web TV, no entanto, por questões técnicas a iniciativa ainda não foi possível. Desta forma, o vídeo produzido por este editor é apresentado no blog Onda 21.
happy wheelsnov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0
Eu explico senhor OBSERVADOR; existe pessoa que tem aquele nome e não foi ela que escreveu os comentários, obviamente quem os escreveu foi alguém que usou nome falso. Não entendo porque existe tanta dificuldade em se identificar! Eu me identifico a todo momento, seja no meu blog, seja em meus perfis nas redes sociais, não tenho porque ser um FALSO!
Hoje (dia 19) pela manhã, vi aqui nesse blog dois comentários de críticas veementes dirigidas a dois mencionados na matéria acima – Rose do Saci e Toninho Terra. Não entendi porque o mantenedor retirou tais comentários. Assim fica evidente a parcialidade jornalista com que é conduzida a informação exteriorizada aos cidadãos em geral. Tá difícil hein…E a propósito, mesmo não sendo eu o autor dos comentários anteriores, ratifico o pensamento de ambos, na sua indignação com os mencionados.