dez 14, 2017 Air Antunes Angatuba 0
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente anunciou ontem, quarta-feira, o ranking estadual do Programa Município Verde Azul –PMVA- , lançado em 2007 e que tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Na sua pontuação, Angatuba avançou 273 pontos em relação ao ano passado e obteve o 63ª lugar no Estado.
Em Mogi das Cruzes, em Junho, o professor César, a presidente da AVA , Jadismilia Rocha, e o então secretário, o vice-prefeito Márcio Abdelnur, no recebimento do pré-certificado.
Entre os municípios da microrregião de Itapetininga Angatuba foi o melhor classificado; Itapetininga ficou a 185ª posição; Guareí, 166ª; Alambari, 461ª e Campina do Monte Alegre, 432ª. Noutros municípios mais próximos a Angatuba, as colocações foram as seguintes: Itapeva 100ª; Capão Bonito, 80ª; Buri 439ª, Taquarivaí, 188ª e Paranapanema, 320ª.
Desde o início do ano a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Angatuba vem procurando resgatar a projeção positiva que o município já teve, recuperar o espaço da reciclagem e o aterro sanitário. Ainda, deu início à uma educação ambiental efetiva, criou um Centro de Educação Ambiental, entre tantas outras iniciativas. Na mobilização requerida pelo PMVA) Angatuba conseguiu o 108° lugar no ranking parcial anunciado em setembro. Para a Secretaria houve otimismo de uma boa colocação final principalmente por causa do trabalho desempenhado no decorrer do ano.
Objetivos- O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
happy wheels
nov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0