set 09, 2019 Air Antunes Ilustrada 0
A Câmara Municipal de Votorantim oficializou no último mês de agosto a lei que instituiu a o pássaro da espécie Fluvícula Nengeta” como ave símbolo daquele município. A idealização toda para este procedimento deu-se a partir do livro “Votorantim: Cascata Banca em Cachos de Água Doce” do escritor angatubense Élcio Mário Pinto. O livro é constituído por três contos-fábulas denominados “A Noivinha e o Sol”, “Salas de Aulas: quando a Natureza ensina” e “Biguá: baguá na mata, baguá na mata”. A propósito, a ave símbolo de Votorantim tem o nome popular de “Noivinha” e também “Lavadeira Mascarada”. Sobre mais este lançamento Élcio explicou, “Decidi escrever um livro em homenagem à cidade de Votorantim pelos vínculos que começaram em 1989, com a Pastoral da Juventude, envolvendo as Igrejas Católicas e Presbiterianas. É a minha forma de agradecer e renovar esses vínculos tão presentes em minha vida: em 2006 e 2007 fui direto de escola na rede municipal e desde 2011 sou supervisor de ensino na mesma rede de ensino”.
Sobre um pássaro como símbolo de uma cidade, no início de 2018 a Câmara Municipal de Angatuba votou e aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do então presidente daquela Casa de Leis, João Damasceno dos Santos, o Maceninho, que tornou o pássaro denominado popularmente de “alma de gato”, o símbolo do município. O autor da propositura inspirou-se, para a sua iniciativa, no livro do escritor Élcio Mario Pinto “Alma de gato protegendo os vivos”, lançado no dia 17 de dezembro de 2017 na própria câmara, cuja trama relaciona o pássaro com as terras angatubenses.
No vídeo o vereador o vereador da Câmara Municipal de Votorantim, Luciano Silva, fala sobre a importância do livro do Élcio e da Lei que institui a “Noivinha” como a ave símbolo daquele município:
maio 20, 2023 0
maio 13, 2023 0
maio 13, 2023 0
maio 07, 2023 0