out 13, 2014 Air Antunes Angatuba 0
O New York Times (NYT) , o maior jornal dos Estados Unidos, já destacou matéria sobre Angatuba. Foi em sua edição do dia 24 de janeiro de 1978, uma terça-feira. Numa época em que notícias sobre o Brasil eram raras na imprensa do exterior, o NYT abordou na matéria “Debate sobre a poluição transtorna cidade do interior do Brasil”, a oposição de várias pessoas e de algumas cidades das margens do rio Paranapanema à instalação da empresa Braskraft em Angatuba. Cópia da página sobre Angatuba e a matéria assinada pelo jornalista David Vidal , na sequência:
O cheiro fresco do ar do campo domina esta pequena comunidade agrícola e pecuária de 5.000 habitantes, onde pinheiros e eucaliptos coroam as colinas suaves e onduladas e onde o milho, o arroz e o feijão transbordam nos vales verdejantes.
Há um banco, um supermercado e um ônibus matinal que circula todos os dias para São Paulo, a maior cidade do Brasil, situada a 200 quilômetros a sudeste. Quase todo mundo conhece quase todo mundo, sair significa qualquer coisa que aconteça depois do pôr do sol e raramente se ouve barulho alto. No máximo, ouvia-se o farfalhar dos pés de milho ao vento, o chilrear dos pardais ou o latido dos cães.
Algumas ruas são pavimentadas. mas muitas não são, e os carros dividem a estrada com carroças de duas rodas puxadas por cavalos, uma visão familiar em muitas vilas e cidades do interior. Angatuba é plácida, mas não rica, e parece totalmente inadequada para controvérsias sobre coisas como o meio ambiente, uma preocupação que muitos países pobres descartam como um luxo que apenas as nações industrializadas podem pagar.
Mas a 19 quilômetros da praça da cidade, onde sentam-se idosos, um amplo trecho de terra foi desmatado, uma nova estrada foi aberta e casas de trabalhadores foram construídas para a vinda da Braskraft SA Florestal e Indústria, um projeto de US$ 179 milhões para construir a maior fábrica de papel do país às margens do rio Paranapanema.
E em um movimento que dizem não ter precedentes no país, todo o trabalho na fábrica está paralisado há meses por causa da oposição das cidades ao longo do rio de 885 kms. Elas temem que o último rio não poluído remanescente no estado de São Paulo, que é a maior região industrial do Brasil e da América do Sul, possa agora seguir o caminho dos outros.
O caso atraiu atenção nacional e ampla cobertura televisiva e jornalística, e não apenas porque é incomum para o Brasil, cuja posição na conferência mundial do meio ambiente em Estocolmo, em 1972, era de que os países em desenvolvimento têm o mesmo direito de poluir que os industrializados. Mas também se presta atenção porque a oposição das cidades é considerada uma prova de que a consciência ecológica começa a ganhar força aqui.
Há muitos indícios de que assim seja. Está agora a decorrer um debate em São Paulo sobre os planos para a construção de um novo aeroporto municipal em Caucaia, uma área com uma bela floresta, que os oponentes temem que possa ser parcialmente destruída. Em Ribeirão Preto, uma das maiores cidades do estado de São Paulo, centenas de patos que sobreviveram à fuga de um inverno no norte foram encontrados morrendo em arrozais. Acredita-se que os inseticidas sejam os culpados e a situação foi divulgada na televisão.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, cresce a preocupação com uma mancha de óleo que se dirige às suas praias depois de poluir algumas das mais belas áreas balneares perto de São Paulo. A causa foi um superpetroleiro que perdeu milhares de toneladas de petróleo bruto ao se aproximar do porto.
Em outubro passado, a primeira manifestação ecológica conhecida aqui aconteceu quando uma caravana de automóveis partiu do Rio para o estado vizinho do Espírito Santo para apoiar um cientista chamado Augusto Ruschi em sua luta contra uma tentativa do estado de se apropriar de uma reserva biológica que apresentava uma enorme variedade exótica de plantas.
E aqui em Angatuba, uma das poucas grandes manifestações públicas nos 106 anos de história da cidade foi realizada recentemente por opositores da fábrica de papel. Os moradores da cidade, muitos dos quais de fato parecem ser favoráveis à sua construção, dizem que os manifestantes eram forasteiros, pessoas de qualquer uma das 74 cidades cujas margens são banhadas Paranapanema, que é a artéria vital de um extenso vale que produz milho, soja, trigo e batata.
A Braskraft, a empresa que vai construir a fábrica de papel, pertence principalmente a duas empresas nacionais com acionistas de famílias ricas e poderosas, embora um terço dela seja propriedade do Grupo Continental dos Estados Unidos. A empresa concorda que a preservação do rio é essencial tanto para o vale quanto para o milhão de pessoas cujos meios de subsistência ele sustenta.
Mas afirma que os US$ 13 milhões gastos em equipamentos antipoluição são suficientes e que o rio não será prejudicado pelo desvio de água para uso da fábrica de papel. Outros equipamentos são projetados para eliminar o mau cheiro que as fábricas de papel podem produzir.
Cidadãos de Fort Wentworth, Geórgia, importante região produtora de papel e celulose dos Estados Unidos, também apareceram na televisão brasileira exaltando os benefícios econômicos que sua fábrica de papel trouxe e apoiando a Braskraft na afirmação de que bons equipamentos preservam o meio ambiente.
O prefeito de Angatuba, Francisco José Rodrigues, ex-professor, é enfático na necessidade da usina: “No ano passado a Câmara votou pela aprovação da fábrica. Precisamos disso, custe o que custar. É a única maneira de crescermos e nos tornarmos independentes; porque uma cidade sem indústria não leva a lugar nenhum.”
O orçamento da cidade é de cerca de $ 600.000, mas, o prefeito estima que isso pode crescer 20 vezes com as receitas que a fábrica vai derramar na economia local. Metade da população da cidade poderia teoricamente assumir os 2.500 empregos que seriam proporcionados inicialmente e, eventualmente, cerca de 10.000 pessoas irão se beneficiar, direta ou indiretamente, da sua instalação.
A cidade já tem uma fábrica de queijos e uma de papel. Sua presenças nunca levantaram objeções. O prefeito Rodrigues recorda que houve aqui apenas uma disputa pública como a atual, quando uma empresa petrolífera começou a perfurar petróleo na área. “Faz tanto tempo que não me lembro. exatamente quando, nos anos 50. Mas nada resultou disso.”
De resto, as disputas cívicas em Angatuba estão limitadas a questões distantes, como por como, por exemplo, e da era industrial. Foi o caso do embate entre os como, por exemplo, se a estação de ônibus deve estar situada à esquerda ou à direita da praça da cidade, alternativamente colocando-a em frente a restaurantes administrados por homens de pontos de vista políticos opostos. Um dilema que foi resolvido erguendo o prédio, com seus dois bancos e um pequeno café, na periferia da cidade.
O destino da usina agora depende do órgão ambiental estadual, que interrompeu a construção ao rejeitar o plano antipoluição da Braskraft como inadequado. O plano foi reapresentado e novamente rejeitado, e uma terceira proposta foi apresentada aos órgãos estaduais na semana passada.
Francisco de Barros, secretário estadual do meio ambiente, disse que o projeto será aprovado até que os mais rigorosos requisitos antipoluição sejam atendidos. “A tecnologia já superou esse obstáculo”, disse ele em uma entrevista na televisão, “então por que não deveríamos ter feito isso aqui?’
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