dez 13, 2013 Air Antunes Angatuba 24
A matéria “Prisão do cunhado do prefeito Calá, Djalma Fernando Poziteli, é fato. Caso envolve extorsão, ameaça à mãe de ex-assessor jurídico da prefeitura e R$ 3 milhões” foi considerada pelo pai do prefeito Carlos Augusto Calá Turelli (PSDB), o advogado Marco Turelli, como algo que denegriu a imagem da família Turelli, como algo que denigriu a todo parentesco do chefe do executivo angatubense. Bem por isso, Turelli usando de um manjado artifício que se tornou comum na atual administração, lavrou Boletim de Ocorrência, o famigerado B.O. contra o jornalista Air Antunes.
Air esteve nesta sexta-feira, 13/12, na delegacia de polícia para depor e disse que admira ser o pai do prefeito um advogado quem considera a matéria que foi publicada no site Onda21-Sintonia com a Verdade e Jornal de Angatuba, recentemente, algo que denigre a família Turelli. O jornalista afirmou que a matéria é essencialmente jornalística, trata de assunto de interesse público, lembrando que no primeiro parágrafo da noticia, sobre a prisão, foi explicado o seguinte: “O fato vinha sendo especulado intensamente na cidade mas não havia quem apresentasse prova contundente da prisão dele que é proprietário da Açovia, empresa localizada na rodovia Marechal Rondon, km 183, Laranjal Paulista. Sua prisão não geraria interesse à população angatubense se não fosse ele o conhecido cunhado do prefeito Calá e genro do advogado Marco Antônio de Morais Turelli e, o principal, ter seu nome intensamente relacionado a procedimentos da prefeitura de Angatuba, como o fato de ter sido um dos patrocinadores da campanha do atual prefeito e de ser um dos principais envolvidos no caso dos terrenos que, em 2010, de repente passaram de munícipes (que pagaram seus respectivos IPTUs) para o seu nome, assim como para o assessor do prefeito, Luiz Fernando de Lima Bertolai, o Branco, como é conhecido”.
O jornalista exlicou que já existe uma lei de direito à informação, vigente desde maio passado, e sendo assim fatos de interesse público não podem ser cerceados por quem quer que seja. Disse que desde 1987 está na lida jornalística (são quatro jornais diários entre outros) e nunca sofreu um absurdo deste promovido pelo prefeito, seu grupo e familiares ao que se refere à pressão e a intimidação. Acentuou que eles querem a censura à verdadeira imprensa e que prevaleça apenas aqueles que propagam notícias elaboradas pelo próprio grupo do prefeito, num verdadeiro perfil “chapa branca”, ao custo de sabe lá quanto. Declarou também que não é novidade na cidade a prática da intimidação contra pessoas, espionam , fotografam, enfim fazem de tudo para que o povo mantenha-se calado em relação ao que ocorre na prefeitura, à assessores, e também não é novidade alguma que as irregularidades são reais, abundantes, no executivo municipal, que o digam o Tribunal de Contas, o Gaeco, a Receita Federal, etc. A imprensa séria e o povo não estão preocupados com a vida pessoal da trupe tucana local, mas sim com o dinheiro público, afinal este é fruto do imposto que cada morador desta cidade paga.
Air afirmou que não tem interesse político nem ao menos ser “imprensa chapa branca” da prefeitura e que não é direcionado por grupo político algum. Sobre a matéria em questão, disse que houve transcrição da notícia em jornais como o Itapeva News, de Itapeva, o Itararé News, de Itararé, e no site “Tatuí e a Justiça”, de Tatuí. Para ele nada é mais deprimente na atual conjuntura política angatubense do que a perseguição do prefeito, seu grupo e familiares,contra pessoas de bem como ocorreu recentemente em relação a 33 cidadãos, ocasião em que eles foram denunciados por calúnia e difamação pelo Calá. E não são menos deprimentes, considera o jornalista, o abuso contra o bem público, a incompetência e a ilicitude de alguns assessores e a ostentação exibida a quem quiser ver propiciada pelo dinheiro do povo. Quanto as tais ostentações, nas gestões anteriores à era Calá, nunca alguém viu um assessor entrar a pé na prefeitura e sair com caminhonetes de quase R$ 100 mil, ou comprar propriedades rurais ou urbanas em Angatuba ou em outras localidades, bois, etc. Finalizou Air dizendo que , de parte do grupo do prefeito, ele já foi ofendido, inclusive um parente de Calá disse que “O Air vai receber título de cidadão mal visto”, já foi discriminado, e nem por isso ficou correndo para a delegacia para lavrar boletins de ocorrência.
happy wheelsnov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0
Angatuba está dominada pelo coronelismo dos Turelli, eles mandam e desmandam em quem eles querem, uma verdadeira conspiração, em que tudo tem que ser favorável a eles, mas o povo escolheu não é…
Realmente, entre a turma do Calá rolou mesmo esse papo de era melhor ouvir gente de mente mais arejada, como se tivesse nesse lugar gente de mente mais arejada do que os nomes então cogitados. No mais, não entendi a razão do B.O. contra o Air, no caso.. Será apenas porque o Air publicou a foto do trio, Calá, abraçado ao cunhadão Fernando e ao pai Marco que que antes da prisão do genro tinha o mesmo como herói e sobre o qual falava de boca cheia e todo orgulhoso face propalada “riqueza do cidadão” ? Será que o Marco está com vergonha de sair na foto abraçado ao filho e ao genrão ? Juro que não entendi essa do Marco.
Nossa ainda esta com esta aberração de idiota este xarope , arrogante, querendo fazer B O contra um jornalista sr Ayr , que tanto tem raça de denunciar as maracutaias deste governo fantasma que some do povo se esconde atras da saia , da titia , nem se ver trabalhando ganhando 10 mil , o povo não ve isso? ele é também um funcionário fantasma?.
Não é só esse sujeito que está “desaparecido”.Onde andará um tal Marildo, medíocre “puxa saco” do prefeito e sua tropa?
E também uma tal Geovana Hadad que dizia que o
Emílio era a representação ultrapassada do personagem bíblico milenar Matuzalém. Como ela deve tambem estar mamando na teta do jovem, mocinho,garoto…Calá……midade, calou a boca.No seu empreguinho não deve ter tempo para fazer críticas “baratas” aos cidadãos conscientes.O pior cego é aquele que não quer enxergar!!!!!!!!!!!!
esta com problemas de hemorroida .
JA PERCEBERAM QUE O MARCIO ORSI SUMIU DA CIDADE ??? AONDE ELE ESTA FORAGIDO?
Mais uma tentativa frustrada De silenciar o povo.
Parece coisa de criança mimada, sabe aquelas crianças que acham que o mundo gira em torna do seu umbigo, é isso!!
Parabéns Air tenho uma admiração por sua pessoa, pela coragem (coisa de poucos!), se não fosse suas reportagens já teríamos voltado na época da colonização.
Se existe alguém que merece um titulo de cidadão é você, ademais a grande maioria é apenas perda de tempo.
Têm pessoas na cidade que de tão mal faladas continuam tendo alucinações com ameaças, aí como auto defesa da consciência pesada, corre na delegacia para registrar o fruto da própria imaginação, quero dizer alucinação. O interessante é que essa alucinada fantasia sempre é contra os cidadãos providos de ideologias e todos aqueles que contrariam de alguma forma, democraticamente, os interesses dessas pessoas.
A liberdade de expressão não tem preço, ameaças e mentiras não serão motivos para deixarmos de passear e conversar livremente pelas praças e por toda a cidade, livres, na PAZ.
Infelizmente Angatuba não é mais Angatuba.
Povo de Angatuba tome cuidado que tem gente vendo fantasmas na cidade e dá-lhe BOs. O pior dessa estratégia perseguidora e contra a liberdade de expressão é a brincadeira de mau gosto e falta de respeito com os cidadãos e a justiça.
Até quando a justiça permitirá essa brincadeira?
CONEXÃO COM A VERDADE! INFORMAÇÃO…NÃO PARE DE CAMINHAR.
A Democracia nos ajuda a construir uma cidadania ativa.Vale a pena Air, mergulhar mais fundo nesse seu papel de trazer a público COISAS que estão acontecendo sob “nossas barbas”. O cidadão parece ter paciência infinita, ovina ou bovina, mesmo sendo desrespeitado todos os dias, em todos os setores… Por que não reage? Talvez, por falta dessa consciêcia fundamental de cada cidadão, de que somos nós quem paga impostos e não recebemos em contrapartida serviços minimamente decentes.
Não se cale, Air! Escreva, publique, infernize todo mau político e sua “tropa”, use todos os instrumentos democráticos para denunciar o abuso, a corrupção ,a violência, a mentira…use todas as armas democráticas ao seu alcance para combater esse estado de coisas.
Quem sabe, assim o cidadão angatubense se informando, aprende a lição.
Valeu, Air.
Air, lendo essa matéria, lembrei-me de Carlos Heitor Cony, na cronica “TOMOGRAFIA DO PODER”. Assim:
Ali Abn Beroel pulou o muro da casa de Mustafá Tarak para roubar os gansos que viviam no jardim mais suntuoso de Bagdá. Ali Abn caiu e quebrou a perna. Foi se queixar ao califa:–“Sombra de Alá na terra! O rico mercador Mustafá ergueu um muro tão alto para proteger seu jardim que eu, indo roubar os seus gansos, caí e quebrei a perna. Mustafá deve ser enforcado!”.
O califa mandou chamar Mustafá, repetiu a queixa do ladrão e ouviu a desculpa:–“Luz enviada por Alá para
iluminar o mundo! A culpa foi do mestre de obras, que ergueu o muro mais alto do que o combinado. Gastou tanto o meu dinheiro que caí na miséria!”.
O mestre de obras foi chamado pelo califa, que o culpou de ter quebrado a perna de Ali Abn e de ter falido Mustafá Tarak. Mas o acusado explicou:–“Pai de todos os crentes! Eu ia erguer o muro pela metade, mas certa manhã vi a formosa Fátima, filha de Mustafá, dando comida aos gansos. Aumentei o muro para que a pudesse ver mais e melhor. Por causa dela, gastei demais e perdi o meu emprego. Ela deve ser afogada no Eufrates!”
A formosa Fátima foi chamada e ia ser afogada no Eufrates por ter desempregado o mestre de obras, falido o pai e quebrado a perna do ladrão. Mas ela contou:–“Pedaço de lua crescente! Todas as manhãs preciso dar comida aos meus gansos!”
O califa, sombra de Alá na Terra, pai de todos os crentes, pedaço de lua crescente, mandou matar todos os gansos da filha de Mustafá.
Pois bem, Air isso nada mais é que a tomografia computadorizada do poder, de qualquer poder em cujas entranhas todos entregam todos e pedem castigo para punir aqueles que se “atreverem” a enfrentá-los.
Quem paga tudo são os “gansos”, que somos todos nós……
Registrar B.O., contra jornalista, por conta de ter notíciado fato público e notório, de domínio público, afeiçoa-se a algo já bastante exagerado, apelativo e até desesperador, sob a luz do bom senso futebol clube, embora seja direito de qualquer um registrar B.Os. O interessante é observar que, no caso, os fatos estão ligados à política de Angatuba, que, ao que parece, de B.O. em B.O, enfim, está terminando num grande B.O, valendo a pena, pois, refletir sobre a dita cuja, inclusive pelo fato de ser o Calá, quer queiram ou não, a sua expressão jovem máxima (jovem, bom moço, de boa pinta, de boa formação, de boa aparência, de boa família até prova em contrário, entre outros predicados ), que conseguiu chegar ao Poder, como sempre quis a juventude de Angatuba, ter o seu próprio prefeito, jovem. Juventude que já decidiu eleições a favor de Emílio, de Quirino e, finalmente, de Calá e os seus aliados, entre os quais pulularam argumentos contra e até repelentes em relação às pessoas mais experientes da política local no sentido que o atual prefeito não deveria dar ouvidos a tais pessoas que, segundo os seus, já não tinham mais a mente tão oxigenada quanto os mais jovens, ou desconhecidos que por aqui aportaram, criando assim barreiras, preconceitos, prevenções e afastamentos contra Poíticos mais experientes desta cidade com visão mais profunda, mais acurada e menos fisiológica sobre o sentido da Política, que assim foram praticamente banidos da política local. E deu no que deu. E o pior de tudo é que, apesar de tudo, pretensos e eventuais sucessores de Calá, “jovens”, estão mantendo acesso, na cidade e no mato, o mesmo discursinho esperto e desavergonhado contra os mais experientes, com a intenção de cercá-los e eliminá-los por antecipação como possíveis concorrentes em 2016, os quais, a bem da verdade, cá entre nós, bons ou não tão bons, no passado, nunca nos decepcionaram tanto na política local quanto os “jovens” que aí estão. Portanto, vale a pena, manter a população alerta em relação ao discursinho oportunista e malandro contra os mais experientes, discusinho fácil e oportunista que só prospera em meio aos incautos, desavisados, desinformados, ou coniventes. Vale lembrar que , há pouco tempo, tentaram ganhar uma instituição séria usando esse discursinho fácil, leviano, safado e preconceituoso de que basta ser jovem para ser bom, e “de mente mais oxigenada” , e levaram pau dos mais “velhos” (ou menos jovens), apoiados pelos jovens tb sérios que têm consciência de que o correto é primeiro ter a humildade, a paciência e a sabedoria de aprender a fazer a coisa certa com os mais experientes, esperar o seu tempo certo, o seu time, para só depois se aventurar em missões tão difíceis, tão complexas e tão espinhosas, até para não prejudicar tanta gente que depende dos bons resultados de tão importantes missões.
Dr. Marcos Turelli, se eu estivesse no seu lugar, ficaria bem quietinho tentando resguardar a sua Profissão como defensor dos pobres e oprimidos, principalmente quanto se diz respeito a aposentadoria de muitos,,,,,,,,,,,,,, que por sinal demora para aparecer aparecer,e disso Angatuba também sabe. Sabemos também que voce deve respeitar e fazer por merecer o título que carrega,ou uma denuncia com dados, realizada junto a OAB pode compromete-lo e muito. É hilária e sem fundamento o que voce fez, chega até ser motivo de chacota,pois o povo sabe de tudo que esta acontecendo , e não só por conta do AIR, ou voces são muito ingênuos ou não querem acreditar que já cairam no RIDÍCULO nesta cidade ou pensam que a população é cega, surda e não percebe e tem consciência dos fatos. Se estivesse no lugar de voces o que faria , era arrumar uma mentira e deixava essa Prefeitura, pois a casa de vocês já demoronou…….conselho de amigo.
Parabéns Air, vocë é um otimo jornalista, esses bandidos tem que ir todos presos, sao uma quadrilha isso sim. Nao moror mais em Angatuba mais amo minha cidade e acho uma vergonha essas coisas que vejo !
Deixo bem claro que sou teu fa Air !
Engraçado, imagine se cada coisa que acontecesse aqui fosse motivo de ir tomar o tempo dos funcionários da delegacia para fazer B.O.s logo vai ter que distribuir senha. Tenho uma amiga que já se sentiu ofendida com muitas coisas e nem por isso foi a delegacia, mas vou tomar como exemplo e dar uns conselhos à ela, pois sei que ela tem provas de assedio moral e por perseguição, ameaça e pertubação da paz, pena não termos uma delegacia de mulheres na cidade.
” A rapadura é doce mas não é mole.”
Direito à informação com independência jornalistica: uma combinação que não faz mal a ninguém!
ele precisa ir para a clinica de emagrecimento da capela do alto passar uns bons anos lá se o genro perdeu 20kg , onde é o novo condomínio do genro o apartamento dele esta deso culpado. o xerife da cidade por onde passa mostra o dedo de ameaças .Marcão vai se cuidar arroga-te nojento .
Você em primeiro lugar nos b.o.
o cidadão é preso por extorsão e ameaça,esse cidadão é genro dele cunhado do prefeito que é filho dele,quem denegriu a imagem da família tureli não é o senhor não ayr antunes,esse doutor ai na foto devia abrir um b.o contra o próprio genro e filho pois eles que estão denegrindo a família tureli,pois é o calá que anda administrando errado a cidade,foi o genro que foi preso.
Se sente o Xerife da cidade , um grande coronel pra mim ele é um atrapalhado da cabeça.
Qualquer dia alguém vai acabar si dando mau nessa briga por causa da teta da vaca, escutem oque estou dizendo…
Cada dia esse povo dos Turelli impressiona mais e mais! Po Ayr tu não fez nada além do seu brilhante trabalho, engraçado que eles não tem noção que o assunto é pauta até nos corredores da assembléia aqui de São Paulo! O motivo é de gozacão !