dez 19, 2015 Air Antunes Angatuba 3
Tem sido corriqueiro na administração do prefeito Carlos Augusto Calá Turelli (PSDB) o arsenal de críticas contra o Governo Federal. Para qualquer problema que a prefeitura não consegue , ou não quer resolver, logo é atribuída uma culpa, ´”é culpa da Dilma”, no entanto o atual executivo municipal foi o que mais usufruiu nas últimas décadas de recursos e convênios propiciados pela União. Inclusive, na propaganda eleitoral pela sua reeleição, Calá atribuiu méritos e méritos a ele, que, na verdade, eram todos do Governo Federal, como o “Minha Casa, Minha Vida”, construções de creches, pavimentações de ruas, aquisição de caminhões, ônibus, máquinas, etc. E, entre os benefícios procedentes do Governo Federal, está o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que beneficia os munícipes, entre eles os que toda quarta-feira vão buscar frutas, legumes e verduras no Fundo Social. Principalmente em relação ao PAA, a prefeitura omite sua origem federal. Não é explicado que trata-se de um programa coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O orçamento do PAA é composto por recursos do MDS e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), isso também não é explicado.
Reuniões têm sido feitas , agricultores participam, no entanto a equipe do prefeito presente tece as vantagens do PAA, faz circular matéria em jornal da cidade, mas em momento algum se refere ao Governo Federal como o gerador do programa. Isso até por conta da atual gestão municipal ser do PSDB, o principal partido oposicionista ao governo da presidente da República Dilma Roussef. Mas o pior é que, na sutileza, o vice-prefeito João Luiz Meira dá a entender aos agricultores de que ele é um dos idealizadores do programa, assim como em outros tempos fazia-se passar pelo pai do programa Luz Para Todos que, igualmente , também era do Governo Federal. Infelizmente, o diretório municipal do PT não reage, não rebate, não defende o Governo Federal como deveria.
Como funciona o PAA?
O Programa de Aquisição de Alimentos compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação. Esses alimentos são distribuídos gratuitamente a pessoas ou famílias que precisam de suplementação alimentar (porque estão em situação de insegurança alimentar e nutricional) e também a entidades de assistência social, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, entre outros. Os alimentos adquiridos pelo PAA também podem compor estoques públicos estratégicos de alimentos.
Para o alcance dos objetivos do Programa, o PAA é desenvolvido em seis modalidades diferentes: a) Compra com Doação Simultânea, b) Compra Direta, c) Apoio à Formação de Estoques, d) Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite – PAA Leite, e) Compra Institucional e f) Aquisição de Sementes.
happy wheels
nov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0
Discordo do Mário, no grupo político onde está o João Luiz, por mais ensaboado que ele possa ser, já atingiu o topo. Ali, agora, ou ele sai candidato a vereador ou no máximo vice-prefeito outra vez, isso sem falar da enorme rejeição popular que se verifica em relação à situação. A vaga de candidato a prefeito , no psdb, o Calá vai entregar para alguém da sua família para tentarem manter o controle da prefeitura. Com o pessoa da terceira via onde os mesmos começaram as carreiras talvez tivessem alguma chance, mas no grupo em que estão não dá mais nada, pelo que se ouve falar no meio do povo.
Será seu Mario ou outro sapo qualquer não sabe que só de IPVA que pagaremos o ano que vem, os Angatubenses mandam para Brasília quase 20 milhões e depois não retorna nem 15%. Acorda sapo do banhado.
Bobo é sapo que “anda de croque”, como dizia o Dinho pinga em Itapê. E com esse discursinho o João já foi muito mais longe do que muita gente imaginava. Já está grudado ao erário municipal por cerca de 20 anos, seguidos, conseguiu entrar em 1997, pelas mãos do Quirino, não obstante derrotado nas urnas como candidato a vereador pelo PV, com aval de gente que até hoje ele não deu nem sequer um muito obrigado, virou carreirista da política local, vereador por vários mandatos, vice-prefeito, e não duvido nada que vire prefeito,chegando assim ao topo da carreira. Contudo, quem mais tece críticas ácidas e até injustas contra Lula, Dilma e o PT nesta cidade é o Márcio Orsi e o pai do prefeito, alinhados mais à extrema direita do espectro ideológico, e não o João Luis.