dez 19, 2013 Air Antunes Região 0
Secretaria da Agricultura coordena o trabalho na zona rural
A Prefeitura Municipal de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Itapeva (Semai), em parceria com a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp) e apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), realizaram a campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos na zona rural do município nos dias 04, 05 e 06 de novembro.
Segundo Ronaldo dos Santos Oliveira, da Adiaesp, foram coletadas mais de 11 mil embalagens vazias de agrotóxicos da zona rural de Itapeva durante a campanha. As embalagens devem seguir algumas normas para serem devolvidas, como explica a técnica agrícola Geniane Isabel Nunes. “É preciso que os agricultores observem as normas para envio de embalagens de defensivos agrícolas para a central de recebimento”, diz ela.
Entre as normas estão a tríplice lavagem (lavar a embalagem por três vezes). As embalagens também devem estar destampadas para agilizar a vistoria e identificadas por unidades (1 lt,5 lt ,10 lt etc), para controle de devolução. O agricultor também deve furar as embalagens antes de devolvê-las para inutilizá-las.
O técnico da Semai, Jeovane Valerio Chrischner, diz que a campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos tem como objetivo principal obedecer a lei 9.974/00, regulamentada pelo nº3. 550 de 27/07/2000, decreto nº. 4.074 de 04/01/2002, e manter o campo limpo, orientando os produtores quanto à destinação correta das embalagens.
Jeovane destaca ainda que os produtores que não participaram da campanha podem entregar suas embalagens no Posto de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos da Adiaesp (Rua Projetada 2, numero 68, no Parque Industrial de Itapeva). Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (15) 99698-1012.
O secretário municipal de Agricultura de Itapeva, Rafael Campolim, coordena os técnicos da Semai para que eles auxiliem o desenvolvimento socioeconômico do produtor rural de forma mais técnica possível, incentivando o uso de tecnologias mais sustentáveis e o uso racional de agrotóxicos para aqueles que trabalham com a produção convencional.
“A Semai pretende colaborar com os pequenos, médios e grandes produtores rurais do município de Itapeva, ações como esta coleta de embalagens de agrotóxicos é um dos exemplos do trabalho que já está sendo realizado”, afirma o secretário.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapeva
happy wheels
out 15, 2023 0
mar 27, 2023 0
mar 25, 2023 0
jan 20, 2023 0