ANTONÍN DVORÁK– Antonín Leopold Dvořák, compositor checoslovaco. De forma semelhante ao compositor nacionalista Bedřich Smetana, Dvořák também aplicou algumas das características da música popular da Morávia e da sua terra-natal, a Boémia (então parte integrante do Império Austríaco e actualmente parte República Checa). O estilo próprio de Dvořák tem sido descrito como o expoente máximo que conjugou o idioma nacional com a tradição sinfónica, integrando influências populares e encontrando formas eficazes de as utilizar. Nascido em Nelahozeves, Dvořák cedo demonstrou os seus dotes musicais. O seu primeiro trabalho conhecido, Forget-Me-Not Polka in C (Polka pomněnka) terá sido escrito em 1854. Em 1859, terminou o curso de órgão em Praga. Na década de 1860, tocou como violist na Orquestra do Teatro Bohemian Provisional e deu formação em piano. Em 1873, casou-se com Anna Čermáková, e deixou a orquestra para seguir a carreira de organista de igreja. Escreveu várias composições durante este período. A música de Dvořák atraiu o interesse de Johannes Brahms, que o ajudou na sua carreira; também recebeu a ajuda do crítico Eduard Hanslick. Depois da estreia da sua cantata Stabat Mater (1880), Dvořák visitou o Reino Unido tornado-se, aí, muito popular; a sua Sinfonia n.º 7 foi escrita para Londres. Depois After a brief conducting stint na Rússia em 1890, Dvořák foi escolhido para professor no Conservatório de Praga em 1891. No ano seguinte, Dvořák mudou-se para os Estados Unidos para ser o director do Conservatório Nacional de Música da América em New York City, onde também compôs. No entanto, questões relacionadas com o seu ordenado, juntamente com um crescente reconhecimento na Europa e saudades da sua terra-natal, fizeram-no regressar à Boémia. De 1895 até à sua morte, compôs, principalmente, música de câmara e operatic. Quando morreu, eram vários os trabalhos por terminar. Dentre as composições mais conhecidas de Dvořák destacam-se a Sinfonia do Novo Mundo, o Quarteto de Cordas Americano, a ópera Rusalka e o Concerto para Violoncelo em Si meno. Dos seus trabalhos menos divulgados, salientam-se o sétimo Humoresque e as Canções Que Minha Mãe Me Ensinou. Compôs óperas, música coral, várias música de câmara, concertos e outras peças orquestrais, vocais e instrumentais. É caracterizado como ‘sem dúvida o mais versátil…compositor do seu tempo’. Nasceu em Nelahozeves em 8 de setembro de 1841, morreu em Praga em 1º de maio de 1904.
ARAM KHACHATURIAN– Compositor armênio,Aram Khachaturian ao contrário da maioria dos músicos, que iniciam sua formação na infância, só começou a estudar música seriamente aos 19 anos. Criança autodidata, aprendeu sozinho a tocar tuba e piano. Em 1921, mudou-se para Moscou, onde estudou violoncelo e composição. Apaixonado pela música popular e folclórica, viajou pelo seu país natal, a Armênia, para pesquisar canções populares e compor baseado nesses temas. Teve uma grande contribuição para a música moderna. Suas obras mais famosas são a música do ballet Spartacus e Gayane. É no último ato desse ballet que se encontra a famosa “Dança do Sabre”. Nasceu em Tbilisi, Geórgia, em 6 de junho de 1903, morreu em Moscou em 1º de maio de 1978.