maio 20, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
ISRAEL KAMAKAWIWO´OLE– Israel Ka‘ano‘i Kamakawiwo’ole, mais conhecido como Israel Kamakawiwo’ole ou Bruddah IZ, cantor e compositor havaiano. Kamakawiwo’ole, que usava também o nome “Braddah IZ”, foi muito famoso em sua terra natal e era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos. Nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havaí e de defesa dos direitos dos nativos. É um dos nomes mais conhecidos do estado americano do Havaí.Um de seus álbuns mais famosos foi Facing Future, de 1993, trabalho que o lançou para a fama mundial, onde consta o tema “Somewhere over the Rainbow/What a Wonderful World”, uma versão que mistura dois clássicos da música dos E.U.A.: “Somewhere Over the Rainbow”, do filme The Wizard of Oz (br: O Mágico de Oz / O Feiticeiro de Oz), e “What a Wonderful World”, onde apenas se ouvem a sua voz suave acompanhada pelo seu ukulele , que rapidamente se tornou um êxito mundial e que lhe rendeu vários prêmios. Essa música aparece em diversos episódios de séries norte-americanas como Cold Case, E.R. e Young Americans, no qual a música “Somewhere over the Rainbow” tocou no primeiro episódio e no último, sendo a música a encerrar defitivamente a série; também foi trilha dos filmes Encontro Marcado, de 1998, Encontrando Forrester, e, mais recentemente, Como se Fosse a Primeira Vez, de 2004. Em 2001 foi lançado Alone in IZ World, um álbum póstumo contendo vários sucessos e temas inéditos, relançado em 2010, com o mesmo sucesso e que viria ser muito popular e usado em anúncios publicitários, em vários países como a Alemanha, iniciativas de caridade nos Países Baixos, muitas são as formas e instituições que têm utilizado a famosa música “Over the rainbow”. Nasceu em Honolulu em 20 de maio de 1959 , morreu em Honolulu em morreu em 6 de junho de 1997.
ELINO JULIÃO– Elino Julião, cantor de forró conhecido pela forte ligação à cultura da região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Filho de Sebastião Pequeno, tocador de cavaquinho e Concertina. Foi menino butador d’água junto ao seu estimadíssimo jumentinho “Moleque”, no sítio Tôco, onde cantarolava batendo numa lata as modinhas que aprendia na festa de Sant`Ana em Caicó – RN. Na casa grande da fazenda, onde se reuniam os moradores da redondeza, Elino Julião fazia a alegria da rapazeada. Costumava sair da fazenda descalço e a pé, rompendo 18 km de caatinga para bater a famosa ” peladinha ” em frente à Igreja de Sant`Ana na cidade de Caicó e articular-se, claro, para cantar na sede do Caicó Esporte Clube, no domingo à tarde. Cantar para Elino, já era êxtase. Nos anos 1950, destemidamente o garoto de 14 anos “pegou morcego” no caminhão de Artur Dias e veio para Natal, se escondeu no bairro das Quintas e logo garantiu seu espaço para cantar no Programa Domingo Alegre da Rádio Poti, junto ao radialista Genar Wanderley e no animado Forró da Coréia, onde hoje é o o Estádio de futebol Machadão, forró esse que o inspirou a compor um dos seus grandes sucessos: “O forro da Coréia”. Menino esperto que trouxe no sangue as raízes do autêntico “forró pé de serra” do sertão nordestino, registrou e divulgou com originalidade e alegria a cultura e as tradições dos folguedos populares nordestinos por mais de de 4 décadas. Nasceu em Timbaúba dos Batistas /RN, em 13 de novembro de 1936, morreu em 20 de maio de 2006.
ROBIN GIBB– Robin Hugh Gibb CBE, um músico, cantor e compositor inglês. Foi um dos membros fundadores da famosa banda de pop Bee Gees. Era irmão de Barry Gibb, Andy Gibb e gêmeo de Maurice Gibb, falecido em 2003, e que também era um dos membros dos Bee Gees. Robin começou a cantar com seus irmãos com 6 anos de idade. Em 28 de dezembro de 1957, quando Robin tinha 8 anos, foi a primeira apresentação dos Bee Gees. Não estava planejada, é verdade, mas foi o primeiro concerto da banda. Durante os primeiros anos da banda, destacava-se Barry Gibb, seu irmão mais velho, na composição das canções e nos vocais. Entretanto, com a banda trilhando o caminho do rock psicodélico, Robin ganhou espaço na banda, passando a compor canções e a ser o vocalista principal. São muito conhecidas suas interpretações na banda, dentre elas: “Massachusetts”, “And the Sun Will Shine”, “I’ve Gotta Get a Message to You”, “I Started a Joke”, “How Can You Mend a Broken Heart?”, “Secret Love” e “For Whom the Bell Tolls”, além de uma participação na música “Nights on Broadway” entre outras. Robin é considerado dono de uma das melhores vozes de todos os tempos, com um timbre de voz marcante e um vibrato fantástico. Robin também possui um falsete inigualável, fato que pode ser conferido na música “Living Together” do Álbum Spirits Having Flown de 1979. Foi conhecido pelos shows com a Neue Philharmonie Frankfurt, a mais reconhecida orquestra do mundo. Robin possuía uma carreira a solo de sucesso, com vários hits e álbuns. Nasceu em Douglas, Ilha de Man em 22 de dezembro de 1949, morreu em Londres em 20 de maio de 2012.
mar 18, 2022 0
fev 13, 2022 0
jan 18, 2022 0
dez 13, 2021 0