abr 03, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
JOHANNES BRAHMS- Johannes Brahms, compositor alemão, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século 19. Hans von Bülow faz referência de Brahms como um dos “três Bs da música”, apelidando sua primeira sinfonia como décima, fazendo referência a sua sucessão a Beethoven. Brahms dedicou-se a todas as formas, exceto balé e ópera, que não lhe interessavam – seu domínio era realmente a música pura, onde reinou absoluto em seu tempo. Podemos dizer que Brahms ocupou o espaço deixado por Wagner, que se dedicava à ópera, e com ele dominou a música da segunda metade do século 19. A obra brahmsiniana representa a fusão da expressividade romântica com a preocupação formal clássica. Em uma época onde a vanguarda estava com a música programática de Liszt e o cromatismo wagneriano, Brahms compôs música pura e diatônica, e ainda assim conseguiu impor-se. Talvez este seja um de seus maiores méritos. Em contrapartida, um fator que faz com que Brahms seja de certa forma inovador, é o seu estilo de modulação, sendo que, muitas vezes, Brahms usa de modulações repentinas dentro do discurso harmônico de suas obras, sempre trilhando caminhos de intervalos de terça. Porém, a contragosto, Brahms viu-se no meio da querela entre os conservadores, capitaneados pelo crítico Hanslick, e os “modernistas”, principalmente Hugo Wolf, sendo adotado pelo lado “reacionário”. Como os wagnerianos acabaram por dominar a maior parte da crítica na virada do século, demorou muito para que a obra de Brahms fosse colocada no lugar que merecia. Um dos que mais contribuíram para mudar esse estado de coisas foi Arnold Schoenberg, pai do dodecafonismo, que expôs, numa conferência realizada nos Estados Unidos em 1933, o quanto Brahms era inovador e até mesmo revolucionário. Hoje, esta é a ideia predominante: Brahms é um dos compositores mais conhecidos. Os estudiosos dividem em quatro fases a obra brahmsiniana. A primeira é a juventude, onde apresenta um romantismo exuberante e áspero, como no primeiro Concerto para Piano. Ela vai até 1855. A segunda corresponde à fase de consolidação como compositor, que culmina no triunfo do Requiem Alemão, em 1868. Aqui, ele toma gosto pela música de câmara e pelo estudo dos clássicos. A terceira fase é a maturidade, das obras sinfônicas e corais. Brahms atinge a perfeição formal e grande equilíbrio. O último período começa em 1890, quando, no final da vida, pensa em parar de compor. As obras tornam-se mais simples e concentradas, com destaque para a música de câmara e pianística. O Quinteto para Clarinete é exemplo típico dessa fase outonal. Nasceu em hamburgo em 7 de maio de 1833, morreu em Viena em 3 de abril de 1897.
SEBASTIAN BACH– Sebastian Philip Bierk, mais conhecido como Sebastian Bach, é um vocalista de hard rock e heavy metal. Foi integrante de bandas como Kid Wikkid, Madam X, Herrenvolk, VO5 e Skid Row. Alcançou projeção internacional em sua participação pela última, cantando os maiores hits da banda, como “18 and Life”, “I Remember You” e “Youth Gone Wild”, tendo marcado seu nome na história do rock and roll desde então. Atualmente, segue carreira solo. Sabastian nasceu nas Bahamas, mas cresceu em Peterborough, Ontário, no Canadá. Mudou o seu apelido para “Bach” para que fosse associado com o do compositor barroco Johann Sebastian Bach. Filho d pintor David Bierk, autor das capas dos álbuns Slave to the Grind, Bring’em Bach Alive e Angel Down. Entre os seus 7 irmãos destacam-se Zac Bierk, antigo jogador de hóquei sobre o gelo, e a atriz Dylan Bierk. Sebastian Bach nasceu em Freport, Bahamas em 3 de abril de 1968.
SARAH VAUGHN– Sarah Lois Vaughan , cantora de jazz, descrita por Scott Yanow como “uma das vozes mais maravilhosas do século 20”. Apelidada “Sailor” (por seu discurso salgado), “Sassy” e “A Divina”, Sarah Vaughan foi ganhadora do Grammy e do NEA Jazz Masters, o “mais alta honra no jazz”, atribuído pela National Endowment for the Arts em 1989. A voz de Vaughan caracterizava-se por sua tonalidade grave, por sua enorme versatilidade e por seu controle do vibrato. Sarah Vaughan foi uma das primeiras vocalistas a incorporar o fraseio do bebop. Nasceu em Newark, New Jersey, em 27 de março de 1924, morreu em Los Angeles em 3 de abril de 1990.
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