jun 05, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
KENNY G- Kenneth Bruce Gorelick, mais conhecido pelo nome artístico de Kenny G, saxofonista norte-americano. .Seu envolvimento com a música começou quando ele ainda era pequeno. Sua primeira apresentação ao vivo como profissional ocorreu nos anos 70 acompanhando Barry White, pois fazia parte da The Love Unlimited Orchestra. O bom desempenho o incentivou a seguir adiante, e a carreira solo se iniciou na década de 80.Seu primeiro álbum de sucesso, Duotones (1986), atingiu o top 10 nos Estados Unidos, e mostrou as suas armas: um som instrumental com fortes pitadas de Rhythm and blues moderno, melodias românticas e sempre uma ou outra faixa com vocalistas convidados do naipe de Smokey Robinson, Peabo Bryson e Michael Bolton. Um dos grandes vendedores de discos na área instrumental, ele quebrou recordes até mesmo com seu primeiro disco natalino, Miracles: The Holiday Album (1994), por sinal seu único CD até hoje a atingir o primeiro lugar na parada de álbuns americana. Ele se apresentou ao vivo no Brasil na década de 90, com grande presença de público.Seu som é admirado em todo o mundo por diversas culturas. Lançou diversos CDs, com músicas ecléticas, e com vários intérpretes de toda parte do mundo. É, sem dúvida, o músico instrumental mais vendido do mundo, com um número espantoso de mais de 80 milhões de discos vendidos. Kenny G nasceu em Seatle, Washington, em 5 de junho de 1956.
CARL MARIA VON WEBER- Carl Maria Friedrich Ernest von Weber, um barão e compositor de Holstein (hoje parte da Alemanha). Conhecido pelo seu sobrenome, Weber, foi um dos primeiros compositores significantes da Era Romântica. Interessado em novas sonoridades e combinações instrumentais, tornou-se um dos maiores compositores do Ocidente. Na transição do Classicismo para o Romantismo, sua obra introduziu a nova estética na Alemanha. Carl Maria von Weber foi um pioneiro do drama musical alemão, e a ele se deve a criação da ópera Der Freischütz (O Franco-Atirador), a primeira ópera romântica alemã. Outras de suas óperas são Das Waldmädchen, Oberon e Euryanthe. Sua música influenciou a inspiração musical de Wagner. Destacou-se como pianista, violinista e teórico do Romantismo. Mais tarde teve predileção pelo clarinete e pela trompa. Nasceu em Eutin, 18 de novembro de 1786 e morreu em Londres em 5 de junho de 1826.
RICCARDO ZANDONAI- Riccardo Zandonai, compositor de ópera italiano.Zandonai nasceu em Sacco di Rovereto, que à época era parte do Império Austro-Húngaro. Desde jovem Zandonai revelou enorme aptidão para os estudos musicais, tendo sido admitido no Conservatório de Pesaro em 1899, completando o programa de nove anos de ensino em 1902, apenas três anos depois de começar. Entre os seus professores estava Pietro Mascagni, que o tinha em grande conta. Durante este período compôs o Inno degli studenti trentini (“Hinos dos estudantes trentinos”), para uma organização da juventude da sua província natal. O seu projecto de fim de curso foi a composição de uma ópera denominada Il ritorno di Odisseo (O regresso de Ulisses), baseado num poema de Giovanni Pascoli, para cantores, coro e orquestra. Também em 1902, musicou outro poema de Pascoli, Il sogno di Rosetta (“O sonho de Rosetta”). Em 1908, em Milão, assistiu a uma soirée com Arrigo Boito, que o apresentou a Giulio Ricordi, uma das figuras de proa da edição musical da época, em Itália. A fama de Zandonai deve-se sobretudo à sua ópera Francesca da Rimini, uma adaptação livre da tragédia que Gabriele D’Annunzio escreveu, expandindo o episódio do Inferno, de Dante, sobre Francesca da Rimini. Francesca nunca deixou completamente de ser representada, e foi várias vezes gravada. Pouco depois da estreia de Francesca da Rimini, Zandonai casou com a soprano Tarquinia Tarquini, para quem havia criado o papel de “Conchita” na ópera homónimoa (um tema que Puccini havia antes considerado, mas rejeitado).Com o rebentar da Primeira Guerra Mundial, Zandonai, de espírito patriótico inflamado, compôs em 1916 a canção Alla Patria (“Pela Pátria”), dedicada à Itália, provocando a confiscação da sua casa e dos seus bens em Sacco, ainda nas mãos do Império Austro-Húngaro, que apenas lhe seriam restituídos no final da guerra. Quando Puccini morreu deixando incompleta a música para o último acto de Turandot, Zandonai foi um dos compositores que a editora Ricordi considerou para a terminar. O próprio Puccini, nos seus últimos dias, parece ter aprovado a escolha de Zandonai, tal como Toscanini. No entanto, o filho de Puccini, Tonio, por razões nunca esclarecidas, opôs-se a essa escolha, tendo finalmente sido adjudicado o trabalho de terminar Turandot a Franco Alfano.Em 1935, Zandonai foi nomeado como director do Conservatório da sua querida Pesaro, onde teve oportunidade de relembrar algumas obras esquecidas de Rossini, nomeadamente Il viaggio a Reims e a abertura de Maometto secondo. Em 1941 reorquestrou e reduziu a três actos, a ópera La gazza ladra. Três anos depois, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, morreu em Pesaro, durante uma cirurgia destinada a remover cálculos biliares, As suas últimas palavras foram para o padre, que no dia anterior lhe havia anunciado a libertação de Roma: “Excelente! Viva l’Italia; a parte boa”. Nasceu em Rovereto, em 28 de maio de 1883 e morreu em Pésaro, em 5 de junho de 1944.
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