jul 11, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
GEORGE GERSHWIN- George Gershwin, nascido Jacob Gershowitz, compositor dos Estados Unidos. Escreveu a maioria de seus trabalhos vocais e teatrais em colaboração com seu irmão mais velho, o letrista Ira Gershwin. George Gershwin compôs tanto para a Broadway quanto para concertos clássicos. Ele também escreveu músicas populares de grande sucesso. Muitas de suas composições tem sido usadas na televisão e em inúmeros filmes, além de tornar-se standards de jazz. A cantora Ella Fitzgerald gravou muitas das canções de Gershwin em seu álbum de 1959, Ella Fitzgerald Sings the George and Ira Gershwin Songbook (com arranjos de Nelson Riddle). Incontáveis músicos e cantores gravaram músicas de autoria de Gershwin, incluindo João Gilberto, Oscar Peterson, Fred Astaire, Louis Armstrong, Al Jolson, Percy Grainger, Bobby Darin, Art Tatum, Bing Crosby, Yehudi Menuhin, Janis Joplin, John Coltrane, Frank Sinatra, Billie Holiday, Sam Cooke, Miles Davis, Herbie Hancock, Madonna, Judy Garland, Julie Andrews, Barbra Streisand, Marni Nixon, Natalie Cole, Nina Simone, Maureen McGovern, John Fahey, The Residents, Sublime (banda), e Sting.Gershwin foi influenciado muito mais pelos compositores franceses do começo do século. Maurice Ravel ficou completamente impressionado com as habilidades de Gershwin, comentando, ele diz “Pessoalmente eu acho o jazz mais interessante:os ritmos, o jeito que as melodias são tocadas, as próprias melodias. Eu escutei as obras de George Gershwin e as achei intrigantes.” A orquestração nas obras sinfônicas de Gershwin geralmente são bem parecidas com as de Ravel; igualmente, o concerto para dois pianos de Ravel demonstra influência de Gershwin. Ele pediu a Ravel algumas lições. Quando Ravel perguntou quanto Gershwin tinha ganhado, Ravel respondeu “Que tal você me dá algumas lições?” (Algumas versões da história apresentam Igor Stravinsky do que Ravel, mas Stravinsky mesmo confirmou que originalmente tinha ouvido a história de Ravel). O Concerto in F de Gershwin foi criticado por ser fortemente influenciado às obras de Claude Debussy, mais do que o estilo de jazz o qual era esperado. A comparação não impediu Gershwin de continuar explorando os estilos franceses. O início de An American in Paris reflete a longa jornada que ele tomou como compositor:”A parte inicial será desenvolvida no típico estilo francês, da maneira de Debussy e os Seis, ainda que as melodias sejam originais”. Além da influência francesa, Gershwin ficou fascinado com as obras de Alban Berg, Dmitri Shostakovich, Igor Stravinsky, Darius Milhaud e Arnold Schoenberg. Ele pediu a Schoenberg algumas lições de composição. Schoenberg se recusou, alegando “Eu apenas o faria um mal Schoenberg, e você é um bom Gershwin.” (Esta frase é similar a uma creditada a Ravel durante a visita, em 1928, de Gershwin a França – “Por que ser um Ravel de segunda classe se você pode ser um Gershwin de primeira?.”) A influência russa do seu professor de composição Joseph Schillinger (1932-1936) foi essencial para proporcionar para Gershwin um método de composição. Houve alguma discordância sobre a natureza da influência de Schillinger sobre Gershwin. Após o sucesso póstumo de Porgy and Bess, Schillinger alegou que ele teve uma grande e direta influência em supervisionar a criação da ópera; Ira negou completamente que seu irmão teve qualquer ajuda para tal obra. Há ainda um terceiro relato sobre a relação com Schillinger escrita por um amigo próximo de Gershwin, Vernon Duke, em um artigo para a Musical Quartely em 1947. Uma habilidade diferencial de Gershwin foi conseguir manipular as formas de música em uma só. Ele pegou o jazz que ele descobriu em Tin Pan Alley combinando os ritmos e tonalidades com as canções populares da época. A primeira canção que George Gershwin publicou foi “When You Want ‘Em You Can’t Get ‘Em, When You’ve Got ‘Em, You Don’t Want ‘Em.” Publicada em 1916 quando Gershwin tinha 17 anos ganhando um total de $5, entretanto ele prometeria bem mais. Em 2007, a Biblioteca do Congresso batizou o Prêmio de Melhor Canção Popular de Gershwin Prize. Reconhecendo o profundo e positivo efeito da música popular na cultura, o prêmio é dado anualmente para o compositor e performista para quem as contribuições ao longo de sua vida exemplificam a excelência alcançada pelos Gershwins. Em 1 de Março de 2007, o prêmio Gershwin foi dado ao compositor Paul Simon. Nasceu em Nova Iorque em 26 de setembro de 1898, morreu em Hollywood em 11 de julho de 1937.
PETER CINCOTTI-Peter Cincotti, Pianista/cantor/compositor e escritor de letras americano(de origem italiana). Nascido na cidade de Nova Iorque mais propriamente num apartamento na Park Avenue em Manhattan, descobriu a sua paixão pelo piano aos 3 anos de idade quando a sua avó lhe ofereceu um piano de brincar pelo seu aniversário. Aos quatro começou a ter aulas de piano,aos cinco recebeu o seu primeiro piano de cauda, um Baldwin e aos sete tocou em conjunto com Harry Connick Jr. um dos seus idolos. Durante a sua adolescência, Peter e a sua irma Pia “percorreram” alguns dos maiores clubes de Jazz de Manhattan ouvindo nomes conhecidos e novos talentos. Ao mesmo tempo Peter ouvia outros tipos de música. Embora goste de muitos gêneros de música difrentes, a sua paixão sempre foi o Jazz, pois ele próprio diz que “O melhor na música Jazz é o sentimento de liberdade”. Só aos 15 começou a cantar. No ano de 2000 ele foi ao famoso Festival de Jazz de Montreux na Suíça e ganhou um prémio com a actuação de “A night in Tunisia” (original de Dizzy Gillespie’s), um ano mais tarde ele actou no Oak Room uma sala de espectaculos do Algonquin Hotel um famoso hotel Nova Iorquino, entrando para a história como o artista mais novo de sempre a tocar na aclamada sala de espectaculos, foi também nesse mesmo local em que ele foi descoberto pela Concord Records, uma prestigiada editora discografica com quem Peter assinou um contracto nesse mesmo ano. Em 2003 ele lançou o seu primeiro álbum “Peter Cincotti” e em 2004 o segundo “On the Moon”. O último conta com algumas letras escritas por si (“On the Moon”,”The girl for me tonight”,”Up on the roof”,”He´s watching” e “I´rather be with you”).Ambos os seus aclamadas álbuns foram producidos por Phil Ramone, tal como o seu DVD “Peter Cincotti-Live in New York” lançado em 2005. Além da sua bem sucedida carreira no mundo da música, Peter também teve também um pequeno papel no filme “Beyond the sea” onde contracenou com Kevin Spacey tendo também colaborado na banda sonora ao lado do seu productor musical Phil Ramone. Aparceu também no filme Spider Man II como figurante tocando piano e cantando. Em 2005 a prestigiada marca de roupa italiana Emilio Zegna convidou-o para ser modelo de um dos seus catálogos, e Peter aceitou. O seu terceiro álbum “East of Angel Town” foi lançado na primavera de 2007. Peter Concotti nasceu em Nova York em 11 de julho de 1983. AGOSTINHO DOS SANTOS– Agostinho dos Santos, cantor e compositor brasileiro. Seu maior sucesso foi cantando músicas da peça e depois do filme Orfeu Negro, como Manhã de Carnaval e Felicidade. Participou da
apresentação de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova Iorque (1962). Faleceu, em 1973, em trágico desastre aéreo nas imediações do Aeroporto de Orly em Paris, no Voo Varig 820. Natural de São Paulo, foi crooner de orquestra, trabalhou nas rádios América e Nacional. Em 1955 foi para o Rio de Janeiro cantar com Ângela Maria e Sílvia Teles na Rádio Mairynk Veiga e gravou, no ano seguinte, o LP “Uma Voz e seus Sucessos”, com músicas de Tom Jobim e Dolores Duran. Foi intérprete no filme “Orfeu do Carnaval”, de Marcel Camus, com trilha sonora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que lhe rendeu dois grandes sucessos: “Manhã de Carnaval” (L. Bonfá/ Moraes) e “A Felicidade” (Jobim/ Moraes). Nos anos 50 e 60 ganhou prêmios e atuou como compositor, além de cantor. Participou do Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova York (1962) com o conjunto de Oscar Castro Neves. Teve uma rápida passagem pelo rock’n’roll nos anos 50, gravando “Até Logo, Jacaré”, versão de Julio Nagib para “See You Later, Alligator”, de Bill Halley & His Comets. Nasceu em São Paulo em 25 de abril de 1932, morreu em Paris, 11 de julho de 1973.
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