abr 13, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
DONA IVONE LARA- A cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara é também formada em Enfermagem, com especialização em Terapia Ocupacional, foi assistente social até se aposentar em 1977. Nesta função trabalhou em hospitais psiquátricos. Casou-se aos 25 anos de idade com Oscar Costa, filho de Afredo Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, onde conheceu alguns compositores que viriam a ser seus parceiros em algumas composições, como Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira. Compôs o samba “Nasci para sofrer”, que se tornou o hino da escola. Com a fundação do Império Serrano, em 1947, passou a desfilar na ala das baianas. E também Compôs o samba “Não me perguntes”, mas a consagração veio em 1965, com “Os cinco bailes da história do Rio” quando tornou-se a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de escola de samba. Entre os intérpretes que gravaram suas composições destacam-se Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Mariene de Castro, Roberta Sá, Marisa Monte e Dorina. Em 2008, Dona Ivone interpretou a canção “Mas Quem Disse Que Eu Te Esqueço” no projeto Samba Social Clube. A faixa foi incluída, no ano seguinte, numa coletânea com as melhores performances do projeto. No ano de 2012, Ivone foi homenageada pelo Império Serrano, no Grupo de Acesso, com o enredo “Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba”. Dona Ivone nasceu no Rio de Janeiro em 13 de abril de 1921.
ZILAH MACHADO– Cantora, compositora e percussionista Maria Zilah Machado era afilhada de Lupicinio Rodrigues e considerada uma referência no samba do Sul do país. Zilah Machado tem três discos gravados e mais de 200 composições próprias em seu currículo.Nasceu em família pobre mas aos dez anos foi matriculada em um curso de música erudita, estudando por onze anos com o maestro Roberto Eggers, desenvolvendo-se como soprano ligeiro. Enfrentando preconceitos por ser negra, e desejando na verdade cantar samba, para este gênero direcionou sua carreira. Nos anos 1960 viajou para a Argentina com a orquestra do maestro Délcio Vieira em uma turnê de três meses, e na volta passou a cantar em bares de Porto Alegre. Fez um teste na Rádio Gaúcha, que procurava uma substituta para Elis Regina no programa de Maurício Sirotsky Sobrinho, e foi selecionada. Sua apresentação foi um sucesso, o que lhe valeu a fama imediata, cantando Lupicínio, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Em 1975 foi para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por nove anos trabalhando como lavadeira e morando no subúrbio. Tentando uma colocação na TV Globo, cantou Lupicinio Rodrigues e foi contratada. Atuou com músicos notáveis e gravou um disco, “Já se dança samba como antigamente” (1980), mas ainda sofria com o preconceito racial. Voltou a Porto Alegre, onde permaneceu em atividade até a sua morte.Em 2010 foi homenageada recebendo o Prêmio Açorianos pelo conjunto de sua obra. Faleceu em janeiro de 2011 em decorrência de um câncer no fígado. Nasceu em Porto Alegre em 13 de abril 1928, morreu em 7 de janeiro de 2011.
PEABO BRYSON– Robert Peabo Bryson, cantor de soul e R&B, vencedor de dois Grammys. Bryson é conhecido por cantar baladas tipo soft-rock, (geralmente fazendo um duo com intérpretes femininas) e também por suas contribuições para várias bandas sonoras da Disney.Em 1992, Bryson ganhou um Grammy Award por sua performance na canção “Beauty and the Beast”, um duo com Céline Dion e outro Grammy em 1993 por “A Whole New World” (tema de Aladdin), duo com Regina Belle. Peabo Bryson nasceu em Greenville, Carolina do Sul, em 13 de abril de 1951.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0