abr 15, 2019 Air Antunes Artigos 0
A Reforma da Previdência de Bolsonaro vai acabar com a aposentadoria do povo brasileiro. A população mais pobre, que é obrigada a começar a trabalhar mais cedo, terá que contribuir por muito mais tempo para poder se aposentar com salário ainda menor. Sem contar a parcela do povo trabalhador que não conseguirá conquistar esse direito. Confira:
IDADE MÍNIMA-Com Bolsonaro , a idade mínima para aposentadoria será obrigatória. Os homens só poderão se aposentar com 65 anos, e as mulheres com 62 anos. Não importa com quantos anos você começou a trabalhar.
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO– Para o trabalhador receber a aposentadoria integral, terá que contribuir por 40 anos e ainda assim ter a idade mínima. Um crime! Todos sabemos que algumas profissões levam à exaustão antes disso. Sabemos também que o mercado de trabalho para idosos é difícil.
MÉDIA SALARIAL-Hoje o valor da aposentadoria é calculado pela média dos salários, contando apenas os 80% mais altos. Bolsonaro quer acabar com isso. Com a reforma, passará a contar a média geral, sem excluir os 20 mais baixos. Ou seja: vai reduzir o valor da sua aposentadoria. Você vai trabalhar mais e receber menos.
PROFESSORES- Atualmente, os professores e professoras se aposentam com 100% do salário. As professoras têm direito à aposentadoria com 50 anos de idade e 25 de contribuição, e os professores com 55 e 30 de contribuição. Na reforma de Bolsonaro, cada professor ou professora terá que contribuir por 30 anos e ter, no mínimo, 60 anos de idade para se aposentar, e vai receber só 80% do valor
TRABALHADORES RURAIS- Muitos trabalhadores rurais não possuem renda para pagar o INSS sem interrupção por toda a vida. Por isso são enquadrados na categoria de “segurados especiais”. Para se aposentar, hoje os trabalhadores rurais precisam ter 55 (mulher) e 60 anos (homem) de idade, além de terem que comprovar o trabalho na terra por pelo menos 15 anos. Essa idade é pouco menos que a expectativa de vida em algumas regiões do Brasil. Com a reforma de Bolsonaro , a idade mínima vai aumentar, assim como o tempo de contribuição. Tudo para dificultar o acesso à aposentadoria. Imagine a crueldade com quem trabalha no campo de sol a sol e são responsáveis por colocar mais de 70% do alimento na mesa do brasileiro. Desproteger esse cidadão atenta também contra a segurança alimentar do país.
TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO– Bolsonaro quer que você pense que todos os funcionários públicos são privilegiados. Como se profissionais da saúde, da limpeza e educação tivessem os mesmos privilégios da elite do funcionalismo público, como juízes e militares. Hoje, os servidores públicos homens se aposentam aos 60 anos, e as mulheres com 55 anos. Precisam contribuir por 35 anos para ter aposentadoria integral. Com a proposta de Bolsonaro, a idade mínima vai aumentar e o salário será reduzido para 60%.
CAPITALIZAÇÃO– Bolsonaro quer privatizar a Previdência. Esse foi o mesmo sistema implantado pelo ditador Augusto Pinochet no Chile e que levou os idosos a receberem menos que um salário mínimo. Nesse modelo, o empregador e o Estado (governo) não precisam contribuir com a Previdência. É cada um por si e ninguém pelos trabalhadores e trabalhadoras. Essesistema gerou exclusão social, aumentou a miséria e enriqueceu ainda mais os bancos. E fica a pergunta: se esse sistema é considerado bom pelo governo, por que não inclui os militares ?
happy wheelsnov 12, 2023 0
out 12, 2023 0
jul 06, 2023 0
maio 31, 2023 0